PLANO DE AULA - Aluna Marta Rozângela Marinho
Curso de Gestão Ambiental.
Disciplina: Introdução à Gestão Ambiental
Alunos do Primeiro ano do Curso de Gestão Ambiental.
Assunto: Mudanças Climáticas
Introdução
As Mudanças Climáticas representam um dos maiores desafios da humanidade, atualmente o tema está em evidência retratando uma alarmante preocupação. A queima de combustíveis fósseis é a principal causa do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e os impactos do aquecimento global ameaçam as florestas, o ambiente quente e seco fica mais vulnerável ao fogo. Se o mundo não for capaz de controlar a emissão de gases poluentes, entrará em colapso causando uma grande perda de biodiversidade.
Essas Mudanças Climáticas terão efeitos indiscutíveis na saúde humana, como o aumento das alergias, doenças transmitidas por mosquitos, aumento dos problemas intestinais ligados à falta de água potável, advertem os especialistas em clima e saúde.
A poluição terá grande efeito na saúde da população, pois gerá um aumento das doenças respiratórias (bronquite, asma), problemas cardiovasculares e uma sensibilidade maior às infecções causadas por micróbios, estão previstos ainda outros problemas de saúde, como cânceres de pele, devido à intensificação dos raios solares e o aumento das doenças como a febre tifóide ou a cólera, porque a água será mais escassa e mais contaminada, alertou. Dominique Gombert, da Agência Sanitária do Meio Ambiente e do Trabalho (AFSSET)- França. Segundo ele, as mudanças climáticas não são "um risco a mais", entre outros, e sim "uma mudança de escala do risco", dada a quantidade de pessoas expostas.
Objetivos
ü Caracterizar as mudanças climáticas, e analisar suas consequências.
ü Relacionar as mudanças climáticas às mudanças e à expansão do padrão de produção e de consumo do sistema capitalista.
ü Reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis e que houve intervenções humanas nos sistemas naturais, ocorrendo mudanças ambientais e implicações na vida dos seres do planeta.
ü Conhecer formas de melhorar o meio ambiente, buscando alternativas que garantam a sustentabilidade do desenvolvimento.
ü Refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e os impactos ambientais da ação humana, conscientizando a população sobre os problemas causados pela ação do homem.
ü Desenvolver no aluno a noção de que o consumismo desenfreado é um dos maiores fatores da degradação ambiental e que está interferindo no processo saúde-doença.
ü Fazer os alunos refletirem sobre seus atos de consumo, modificando seu comportamento e atitudes de consumo para que contribuam para a construção de um mundo melhor.
ü Ampliar o interesse por projetos ambientais sustentáveis.
ü Desenvolver no aluno a noção de agente transformador do ambiente e mostrando a possibilidade de mudanças de hábitos para que minimizem as possíveis alterações climáticas.
ü Perceber a internet como mais um instrumento pedagógico auxiliando a produção de estudo e trabalhos individuais e em grupo.
Estratégias
1- O professor levanta as questões que nortearão as pesquisas do grupo, conversando com os alunos a respeito do meio ambiente e as implicações das mudanças climáticas para que busquem subsídios para as discussões.
2- Em seguida, o professor estimula um debate sobre as mudanças climáticas com o conhecimento prévio do cotidiano do aluno.
3- Os alunos vão realizar a pesquisa individual sobre o tema, acessando diferentes sites, procurando se aprofundar nas questões, como:
- Quais as causas das mudanças climáticas?
- O que é aquecimento global? Quais seus efeitos? Como evitar?
- Qual a importância do protocolo de Kyoto para conter o aquecimento global?
- O que é aquecimento global? Quais seus efeitos? Como evitar?
- Qual a importância do protocolo de Kyoto para conter o aquecimento global?
- O que é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo?
- Exemplos de Projetos Sustentáveis?
- O que o governo brasileiro tem feito para melhorar o clima?
E outras questões relacionadas ao tema
4- Assistir a um filme ou documentário que realce a importância desses processos na vida no planeta (Por exemplo, o filme "Uma Verdade Inconveniente", documentário protagonizado por ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore);
5- Depois da pesquisa os alunos vão analisar as questões no grupo abordando as varias vertentes sobre o tema, fortalecendo a primeira discussão, o professor vai perceber que o debate foi modificado para um conhecimento mais cientifico.
6- Em seguida, deverá elaborar material para apresentar através de seminários, com uso da media, podendo utilizar: músicas, Power Point, vídeos, filmes ou outros meios.
7- Elaborar campanha para conscientizar a população sobre os danos causados pelo homem ao ambiente, incentivando a elaboração de blog, para postagem.
Recursos Didáticos:
Computador/ notebook e data show.
Avaliação:
- Fechar a discussão lembrando-se do tema principal e questionando: Aquecimento global: de quem é a culpa? Será que há um ou todos nós?
- Solicitar dos alunos que realizem um relatório ambiental, devendo constar as novas condutas a serem adotadas pela sociedade, para evitar possíveis mudanças climáticas.
professora faça o seu comentário, há necessidade de mudanças? está correto?
ResponderExcluirO comentário será no próximo encontro.
ResponderExcluir