sábado, 30 de abril de 2011

Plano de aula - Fernando Santos

Turma: 1º período de História
Quantidade de aulas: 2 aulas
Tema: Pré-história

Objetivos:

1) Conhecer o conceito "Pré-história" e sua diferenciação de "História", de forma mais abrangente, como exige o Ensino Superior;

2) Destacar o uso da cronologia e as divisões e marcos históricos utilizados na contagem do tempo (idade, século, antes de Cristo/depois de Cristo) como facilitadores para compreensão do tempo histórico;

3) Compreender a diversidade dos grupos pré-históricos e a insuficiência do conceito de evolução linear perante o processo de convivência e aprendizado entre grupos humanos distintos (de acordo com descobertas arqueológicas).
Justificativa
A Pré-história sempre foi um tema bastante instigante para nós, pois a grande questão Qual é a nossa origem? acaba por fazer as pessoas refletirem a respeito do surgimento do homem na terra.

Para que essa pergunta encontre respostas, é de fundamental importância conhecermos as hipóteses evolucionistas surgidas há um século e meio e que revolucionaram a partir daí todo o conhecimento produzido posteriormente, inclusive o nosso.

Sendo a História uma ciência, evidentemente, a tese evolucionista é a que prevalece, mas, não se deve abandonar o criacionismo sem antes fazer uma discussão.

Estratégias


1) Iniciar a abordagem do conteúdo a partir da historicidade do conceito de Pré-história discutindo com os universitários, o que os historiadores europeus do século XIX elaboraram e o que era compreendido como "Pré-história". Vale lembrar que o contexto histórico da época promovia a formação de conceitos e idéias baseadas no cientificismo;

2) Construir e analisar uma Linha do tempo da Pré-história e os marcos que originaram os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais até o surgimento da escrita como fator de ruptura entre a Pré-história e a História. Sendo assim, se propõe desenhar na LOUSA DIGITAL a própria Linha do tempo e ir discutindo cada um dos períodos, ou levá-la pronta em transparência e utilizar o retroprojetor em sala de aula;

3) O texto sugerido para a leitura(Encontro com os Homens da Pré-história
- Jean-loupabre Craipeau), abre a possibilidade de discutir as várias teses a respeito do surgimento do gênero Homo e a convivência de espécies humanas distintas. Para isso será analisado mapas na LOUSA DIGITAL, por meio de imagens, a evolução do gênero Homo e em alguns momentos da Pré-história a convivência de uma espécie com a outra;

4) A idéia de que outras espécies humanas podem ter convivido com a nossa (Homo sapiens sapiens), mesmo em docentes universitários,causa uma sensação de estranheza, pois muitos livros didáticos apresentam de forma equivocada o processo evolutivo do homem.

Para que os docentes possam compreender melhor este conteúdo, propõe-se a projeção do filme "A Guerra do Fogo" (Quest for Fire), de Jean-Jacques Annaud (1981). O filme aborda a sobrevivência dos grupos humanos na Pré-história e sutilmente faz a crítica à antiga idéia de evolução, pois na guerra pelo fogo, o autor mostra três grupos humanos diferenciados, não só no plano cultural, mas também na forma física.

O grupo que detém o conhecimento da produção do fogo possui aspectos físicos muito próximos ao nosso, em contrapartida, o outro agrupamento humano já tem características físicas diferentes, com o corpo coberto de pêlos. Estas distinções são relevantes porque mostram que a espécie Homo sapiens sapiens foi contemporânea da espécie Homo sapiens e Homo neanderthalensis. O professor deve chamar a atenção para essas cenas, pois as mesmas rompem com o senso comum de que a evolução humana foi linear.

5) Após a projeção, proponha à classe uma reflexão sobre o filme, como por exemplo:
a) quantos grupos humanos o filme representou e quais seriam as espécies ali abordadas;
b) qual o tempo histórico vivido no filme (aproximadamente);
c) qual o tipo de moradia entre os variados grupos humanos;
d) qual o tipo de relação predominante entre os grupos: hostil ou de reciprocidade.

Avaliações

- os docentes irão confeccionar uma ficha técnica e a redação de uma sinopse sobre o filme.
- discussões sobre o texto e vídeo

Recursos materiais

- data show
- TV e DVD
- filme: A guerra do fogo. direção é de Jean-Jacques Annaud. Anthony Burgess e Desmond Morris

Bibliografia

• Moraes, José Geraldo Vinci de, Caminhos das civilizações : da pré-história aos dias atuais / 2000 Atual,
• Vicentino, Claudio. História : memória viva : da Pré-história a Idade Media : / 1995 Scipione,
• Gaspar, Madu. A arte rupestre no Brasil / Madu Gaspar. - 2003 J. Zahar,
• Rubem, Jackson. Brasileiros pré-cabralianos : arte rupestre e história - Brazilians before Cabral, rock art and history / 2005 Print Fox.

Um comentário:

  1. O tema é interessante, creio que voce deveria primeiramente levantar os conhecimentos previos de seus alunos em relaçao ao tema proposto, sugerindo um filme ou um texto para iniciar a problematizaçao em si, desafiando-os, levando-os a pensar e relacionar o conhecimento que vc propos. Voce deve tomar cuidado com a quantidade de informacao que passa aos teus alunos, eles vao saber o que fazer com tudo isso? Ah! Usar retroprojetor?? Na exposicao do conhecimento voce podera entrar com os textos e aulas expositivas, videos acerca do conhecimento que esta sendo ensinado. É nesse momento que se da a construçao do conceito. O proximo passo seria faze-los agir sobre o conhecimento, ou seja, fazer com que os alunos produzam textos, pesquisas, relatos de observacao, videos, desenhos, etc. Finalizando, vamos aplicar o conhecimento aprendido, intervir na realidade é a finalidade da aprendizagem significativa. Saber fazer.

    Grande abraço
    Grego

    ResponderExcluir