sábado, 30 de abril de 2011

Plano de aula

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIÂNIA – LARANJEIRAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Aluna: Michelly Simon

Plano de aula


Tema da aula

 Perspectiva da educação para a diversidade.

Objetivos Gerais

 Apontar a relevância da diversidade étnico-racial-cultural para a formação do sistema educacional brasileiro.
Desenvolver habilidades e competências em novas tecnologias.

Objetivos específicos

Discutir as formas explícitas e implícitas de discriminação em nosso país.
Conceituar etnocentrismo, intolerância, racismo e preconceito.
Habilitar os alunos para a abertura de um fórum na internet e construção de um blog.

Metodologia

Aula expositiva dos alunos e professora.
Discussão em aula presencial e em fórum pela internet.
Discussão e aula prática sobre a construção de um blog.
Debate sobre a importância das novas tecnologias em educação.

Avaliação

Participação no fórum criado pela professora, discutindo a educação pela diversidade.
Elaboração do blog pessoal.
1º momento: Iniciaremos uma discussão sobre o racismo, frequentemente tratado em diferentes meios sociais: famílias, igrejas, empresas, clubes, meios de comunicação e, é claro, nas escolas. O questionamento da professora inicialmente é se todos estes meios sociais estão mesmo dando conta de discutir abertamente tais temas. Os alunos poderão intervir e dar sua colaboração a respeito do tema, assim a professora poderá perceber a percepção dos alunos sobre o tema.
2º momento: leitura do texto de José Freire, Cinco idéias equivocadas sobre o índio. Neste momento a turma será dividida em cinco grupos. Depois da leitura cada grupo apresentará um equivoco da forma que discutiram à turma.  
3º momento: Apresentação dos grupos.
4º momento: Acesso a internet e explicação da professora para a utilização de ferramentas como fórum e construção de um blog em educação. A professora mostrará passo a passo a abertura de um fórum na internet e a construção de um blog.

Referências Bibliográficas

POLATO, Amanda.Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula. Disponívelem:http://www.estudeadistancia.com.br/eadcoc/docenteonline/arquivos/materiais/6CCF76DE-F683-4388-9BB5-F5E2F6F35FA8.pdf


LUCENA, Simone de. As Políticas de Formação do Professor para o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Disponível em: http://www.estudeadistancia.com.br/eadcoc/docenteonline/arquivos/materiais/0788FCAC-6449-4DF7-97E5-EEF1058DC36B.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário