quarta-feira, 13 de abril de 2011

O uso do second life na sala de aula em discussão


Olá turma, como estamos chegando no final da nossa disciplina e que no último encontro a discussão será sobre a EAD resolvi colocar aqui uma proposta de atividade que desenvolvo nas turmas de formação de tutores e orientadores no Ciar/UFG.
A questão abaixo foi planejada para esse público, mas ressalto que gostaria que desenvolvesse essa discussão no blog e em nosso último encontro eu apresento a vocês como essa discussão foi desenvolvida em um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

"Questão do fórum para o video: Watch The World
A obra que acabou de assistir é composta de um quadro de Vicente Van Gogh chamada de The Starry Night pintada no ano de 1889, de uma música chamada Vicent de Dom Mclean e do vídeo de um jogo chamado Second Life. Para análise do vídeo, vamos usar o texto "O uso do second life como ambiente virtual de aprendizagem" em que vivenciam uma "diversidade de papéis participa de simulações praticando habilidades da vida real em um espaço virtual, explorando situações das quais não poderiam participar com segurança e facilidade do mundo real." (MATTAR, s/d, p.3). Qual sensação vocês tiveram ao assistirem o vídeo? O que mais vocês poderiam acrescentar para conhecermos esse produto midiático? Qual é a contribuição desse vídeo para discutirmos o uso do sencod life como ambiente virtual de aprendizagem?"
Link para o texto referência da discussão:
http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4711--Int.pdf


Participem  da discussão no campo comentários, a participação e as discussões serão partes da avaliação.

18 comentários:

  1. Watch the World
    Esteja presente – na qualidade de construtor – em seu próprio Mundo

    “This world was never meant for one as beautiful as you”
    “Esse mundo nunca foi desenvolvido para pessoas tão bonitas quanto você” (In: “Vincent”, By Don Mc Lean – disponível em: www. letras.terra.com.br/don-mclean/426435/traducao.html

    - ... Era uma vez o Caos do Universo, e do Nada, por assim dizer... exceto do próprio Caos... um ser, um homem branco, loiro e de estatura elevada se auto-criou!!!
    - Essa criatura então sobrevoou... plainando por sobre o Caos e percebeu que era bom; no entanto... sentiu-se ele próprio não satisfeito: faltava-lhe algo.
    - Decidiu-se a destruir!!! Destruiu o ambiente que se lhe apresentava e – como todos sabem – que DESTRUIR é EDIFICAR ele fez suas edificações... sua civilização. De forma lenta, porém inexorável, ele constrói toda sua cultura!!!
    - E foi assim –, contam-nos até hoje as criancinhas lá da Holanda – que surgiu “a noite estrelada” para sempre imortal de um menininho que se chamava Vincent!!! E todos foram felizes para sempre.
    PS.:
    A respeito da arte de adentrar em outra arte e fazer o que esse menino, Robbie Dingo, fez... eu nunca havia admirado isso. Precisamos de artistas desse nível nas terras tupiniquins para adentrar a arte existente por aqui e introduzir pessoas de matizes diversas na Civilização Ocidental, principalmente no Brasil, uma vez que baniram da construção do existente nesses territórios a influencia das demais culturas e querem nos fazer crer que a Europa, do maravilhoso Vincent, é (sic) AINDA o centro do... Caos do Universo.
    PS2.: utilizei matiz desejando significar matiz mesmo!!!
    14 de abril de 2011 da Era Vulgar.
    Custódio G. da Silva
    “Todo Poder ao Individuo”

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  2. Considerando que não todos por diversos motivos acessarão a letra original (e também a tradução) da canção de Mc Lean, inseri abaixo pois trata-se de uma belissima homenagem a Vincent Van Gogh


    Vincent
    Starry starry night…

    Paint your palet blue and grey
    look out on a summer's day
    with eyes that know the darkness in my soul

    Shadows on the hills

    Sketch the trees and the daffodils
    catch the breeze and the winter chills
    in colours on the snowy linen land

    Now I understand
    what you tried to say to me
    and how you suffered for your sanity
    and how you tried to set them free
    they would not listen they did not know how
    perhaps they'll listen now.

    Starry starry night

    Flaming flowers that brightly blaze
    swirling clouds in violet haze
    reflect in Vincent's eyes of china blue
    colours changing hue
    morning fields of amber grain
    weathered faces lined in pain
    are soothed beneath the artist's loving hand

    Now I understand
    what you tried to say to me
    and how you suffered for your sanity
    and how you tried to set them free
    they would not listen they did not know how
    perhaps they'll listen now

    For they could not love you
    but still your love was true
    and when no hope was left inside
    on that starry starry night

    You took your life as lover's often do

    But I could have told you,
    Vincent,
    this world was never meant for one as beautiful as you

    Starry starry night

    Portraits hung in empty halls
    frameless heads on nameless walls
    with eyes that watch the world and can't forget
    like the strangers that you've met

    The ragged men in ragged clothes
    a silver thorn
    a bloody rose
    lie crushed and broken on the virgin snow
    now I think I know
    what you tried to say to me
    and how you suffered for your sanity
    and how you tried to set them free
    they would now listen
    they're not listening still

    Perhaps they never will
    Vincent (Composição de Don Mc Lean)

    =.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=




    Vincent

    Noite estrelada

    Pinte suas cores de azul e cinza
    Olhe os dias de verão
    Com olhos que conhecem a escuridão da minha alma

    Sombras nas colinas

    Desenhe as árvores e os narcisos
    Sinta a brisa e os arrepios de inverno
    Em cores na terra de neve

    Agora eu entendo
    O que você tentou me dizer
    E como você sofreu por sua sanidade
    E como você tentou os libertar
    Eles não queriam ouvir, eles não sabiam como
    Talvez eles te ouçam agora

    Noite estrelada

    Flores em fogo com chamas brilhantes
    Nuvens que giram em uma roxa neblina
    Refletem nos olhos azuis de Vincent
    Cores mudando de tom
    Campos matutinos de grãos âmbar
    Rostos cansados com dor
    São acalmados pelas mãos afetuosas do artista

    Agora eu entendo
    O que você tentou me dizer
    E como você sofreu por sua sanidade
    E como você tentou os libertar
    Eles não queriam ouvir, eles não sabiam como
    Talvez eles te ouçam agora

    Porque eles não podiam te amar
    Mas mesmo assim seu amor era verdadeiro
    E quando não havia mais esperança
    Naquela noite estrelada

    Você tirou sua própria vida, como amantes geralmente fazem

    Mas eu poderia ter te falado,
    Vincent,
    Esse mundo nunca foi desenvolvido para pessoas tão bonitas quanto você

    Noite estrelada

    Retratos pendurados em paredes vazias
    Cabeças sem porta-retratos em paredes sem nomes
    Com olhos que observam o mundo e não esquecem
    Como os estranhos que você conheceu

    Os homens acabados, com roupas rasgadas
    O espinho prateado de rosas sangrentas
    Está esmagado e quebrado, na neve virgem
    Agora eu acho que sei
    O que você tentou me dizer
    E como você sofreu por sua sanidade
    E como você tentou os libertar
    Eles não queriam ouvir
    Ainda não estão ouvindo

    Talvez nunca ouvirão
    Vincent (Composição de Don Mc Lean)

    CGS

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  3. Para o mim, o filme transmite a sensação de que ao homem é possível a capacidade criadora. Ao entrar no quadro, ele é capaz de interagir com o objeto e transformá-lo, conforme seus desejos e necessidades. Assim, o homem assiste o mundo não de fora, mas sendo participante do objeto. Esse video pode provocar diversas discussoes como, por exemplo, como o ser humano aprende, a capacidade criadora do homem, o distanciamento que o homem em relação ao criador primitivo (o sagrado), etc.
    Para que possamos sugerir atividades para melhorar o uso desse recurso midiatico, seria necessário antes de mais nada conhecê-lo.


    Edineia de Lourdes Pereira

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  4. Edineia disse:
    --- "Esse video pode provocar diversas discussões como, por exemplo [...] o distanciamento que o homem em relação ao criador primitivo (o sagrado).

    --- Custódio diz:
    --- Por gentileza, para a Ciencia não existe "sagrado". Tal categoria caracteriza, justamente, a ausencia do conhecimento, do saber, da Ciencia. Portanto, no âmbito da Ciencia o "sagrado" não é senão o mundo das crendices, das convicções e da fé.

    Custódio
    "Todo Poder ao Individuo"

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  5. - Custódio diz:
    a) DEBATER AS HIPÓTESES A SEGUIR -

    1. Na hipótese de que o DOCENTE fundamenta sua epistemologia no Idealismo, que dá origem ao Inatismo e demais correntes do pensamento fantástico;
    2. Na hipótese de que o DOCENTE se apegue de tal forma a tradição da sociedade de seu tempo que não consiga vislumbar um palmo adiante de seu próprio nariz;
    3. Na hipótese de que o DOCENTE em questão age e pensa no sentindo de manter e estabilizar, mais ainda, o status quo.

    b) CONSIDERANDO O DOCENTE ACIMA REFERIDO, por gentileza, responde:
    1) Serve a pintura rupestre para quê???
    2) Serve o carvão para quê???
    3) Serve o lápis grafite, o giz branco, a caneta esferográfica, o pincel atômico, o quadro preto, verde, branco... para quê???
    4) Serve o rádio, jornal escrito, televisão, cinema, internet... para quê??? e
    5) Serve a SEGUNDA VIDA, isso é, Second Life para quê???

    PS.:
    - ler uma resposta hipotética a seguir

    "Todo Poder ao Individuo"

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  6. ==> RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO PROPOSTO <==

    a) Na concepção do Docente hipotético por mim criado acima e que todos sabem que é apenas e tão somente uma ficção de minha própria imaginação... todos estão cansados de saber que para esse docente... tudo, tudo que há no Mundo serve - para tornar esse Mundo "o melhor dos Mundos";
    b) Se isso não fora uma verdade eu jamais teria dito a vocês!!!

    Todo Poder ao Individuo

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  7. Uau...eu me considerava uma pessoa extremamente moderna,mas depois de assistir a esse video e pesquisar sobre "second life",percebi que estamos redondamente enganados quando supomos que sabemos de alguma coisa,qualquer coisa mesmo!O avanço da tecnologia e informatica sao assustadores,quer dizer,pelo menos para mim,por isso afirmei logo acima que "nos enganamos supondo que sabemos de alguma coisa",pois "ontem" a internet era uma novidade (e olha,que bem sabemos,que nao é algo acessivel ou mesmo conhecida,ainda hoje, por muitas pessoas),e hoje já temos um ambiente virtual onde podemos criar o mundo que quisermos.Partindo dessa logica,se hoje estudamos sobre um determinado assunto e supomos sermos mestres,doutores ou phds no mesmo,amanha esse mesmo assunto pode ter sofrido alteraçoes,avanços,ou sei lá o quê.E com certeza é o que acontece e por isso a importancia de sempre,em qualquer area de atuaçao,devemos reciclar nossos conhecimentos.
    O sentimento que tive ao assistir esse video foi realmente de "susto".Vejo que o homem quer brincar de ser Deus,já que com essa ferramenta podemos construir o mundo que quisermos,e até sermos,fisicamente e interiormente,quem quisermos,ja que o ser humano nunca está satisfeito com o que tem e com aquilo que é.Isso me assusta,pois considerando minha crença em Deus,o homem tenta descobrir coisas que nao convem,e tenta explicar coisas que nao sao para nosso conhecimento terreno,e sim para nosso conhecimento celestial.
    Nao posso ser hipocrita e dizer que essa ferramenta nao é fantastica para a aprendizagem,pelo contrario,acho que pode ser um instrumento extremamente util para alunos que nao gostam de estudar mas amam internet.Eles poderao adentrarem bibliotecas e outros lugares para aprenderem.Porem,alguns autores discordam que essa seja uma ferramenta que crie um ambiente de aprendizagem...
    "um ambiente de aprendizagem é tudo do meio fisico,condiçoes mentais ou emocionais,e influencias culturais e sociais que afetem o crescimento e desenvolvimento de um adulto envolvido em um proposito educacional " ( HIEMSTRA,1991).
    Suponho que as relaçoes entre aluno/professor,aluno/aluno,professor/professor ou aluno/conteudo,podem sim serem aperfeiçoadas de modo a acrescentar positivamente o aluno,o professor,e o conteudo trabalhado.


    Larissa Fernandes

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  8. - Parabéns para nossa colega Larissa por sua crítica maravilhosa na qual excetuo a sua subordinação ao Idealismo e considerando outra disciplina que fazemos também cujo objeto é justamente o DESENVOLVIMENTO DO HOMEM, podemos depreender que nós outros estamos desenvolvendo na medida exata em que negamos a origem mítica e tentamos caminhar para estabelecermos um outro paradigma. Nesse sentindo a relação sujeito-objeto-sujeito ocorrendo transdisciplinarmente fazendo uso das modernissimas tecnologias, a exemplo da Segunda Vida, tende - aos meus olhos - fazer com que através deles me cheguem mais informações ao cérebro. Perguntar-se-ia --- considerando o principio do Utilitarismo --- se tais informações seriam a mim úteis e necessárias. Bem, essa é outra discussão. De toda sorte temos nós de nos ocuparmos do que fazer com aquilo que chegam ao nosso intelecto.
    Custódio
    "Todo Poder ao Individuo"

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  9. As pessoas são atraídas pela novidade. Primeiramente a curiosidade, depois as pessoas se sentem atraídas pelas vantagens, as facilidades, a rapidez...
    Pesquisadores identificam a tecnologia de mundos virtuais em 3D, como Second Life, como a evolução da educação a distância.
    E o que faz com que o processo de ensino-aprendizagem seja eficeinte não é a opção tecnologica, mas sim, a proposta epistemológica e didático-pedagógica que suporta o uso de determida tecnologia. É importante lembrar que esta é uma ferramenta de complementariedade. Cabe a nós, pais e professores, orientar, negociar limites.
    O Second Life é mais uma ferramenta para viabilizar o acesso livre dos cidadãos ao conhecimento.

    Ivete Milhomem

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  10. Ivete Milhomem disse:
    “As pessoas são atraídas [...] pelas vantagens [...] o que faz com que o processo de ensino-aprendizagem seja eficiente não é a opção tecnológica, mas sim, a proposta epistemológica e didático-pedagógica que suporta o uso de determinada tecnologia”.
    Custódio diz:
    a) desconheço pessoas que são atraídas por... desvantagens; poder-se-ia alegar – NO LIMITE - que, por exemplo, os mártires dão sua Vida por outrem. E mesmo contra esse argumento eu diria: deu por egoísmo, pois esse falso altruísmo objetiva ganhar no Além algo... maior... portanto morreu para obter vocês sabem onde e com quem as... tais vantagens que Ivete citou... portanto nós – concordo com essa assertiva – somos movidos por maiores vantagens. Há quem afirme, em substituição a expressão vantagem, a categoria PRAZER.
    b) Voltamo-nos então agora ao desenvolvimento humano, algo que – penso eu – tem a ver com as atividades do docente. Levando-se em conta as vantagens, isso é, o puro prazer que eu desejo, digo, que nós desejamos com a proposta epistemológica citada por Ivete (que.... como se sabe encontra-se fundada no Achismo ou melhor na teoria do conhecimento, na epistemologia do Idealismo) o que se poderia então esperar com a (sic) práxis do docente senão o que afirmou Ivete “que faz com que o processo de ensino-aprendizagem seja eficiente”...

    c) Anh-ham... cara-pálida!!! Eis que pegamos no pulo tal epistemologia, tal teoria do conhecimento: SER EFICIENTE!!! Em minha inocência, dizendo melhor em minha ignorancia pergunto: utilizar toda e qualquer tecnologia para a eficiencia, para a eficacia nos torna mais humanos em quais aspectos mesmo??? (sabem vcs que não nem gosto de “humano”, mas como tem quem usa esse vocábulo com a boca tão... cheia... então vai lá que seja)... Por favor, não é Chaplin que desde a aurora do século vinte já criticava as modernas tecnologias e sua... eficacia alienante???

    Saúde e Liberdade!!!

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  11. Percebe-se a importância; o valor e a intensidade e profundidade do desenvolvimento tecnológico na e para ser utilizado na educação, através de analise reflexiva há de se compreender que o second life é uma ferramenta poderosa para facilitar o envolvimento dos alunos e também com um potencial único para criar comunidades de aprendizagem, com ela conseguiremos e obteremos um modelo de educação com o qual nossos alunos podem-se envolver intensivamente e profundamente. O que nos interessa é uma forma de atingir nossos alunos com uma nova maneira e de enriquecer sua experiência de aprendizado. Ex: Interagir com um avatar sabendo que alguém está do outro lado, sabemos que alguém está lá.
    Atualmente é perceptível o vivenciamento de uma 3º onda. EAD 1.0 a educação a distância que se estabelece com uso de correspondência, radio e TV. EAD 2.0 com o advento da internet chamado de e-learning.
    E a EAD 3.0 com os ambientes tridimensionais oferecendo novas possibilidades de ensino e aprendizagem.
    Nattar desenvolveu o conceito autututor, o professor que não só transmite conhecimento, mas produz também sem material didático inclusive no caso do second life, atua ativamente na elaboração e alteração do próprio ambiente de aprendizagem. E preciso refletir e agir contra pobreza dos ambientes de ensino utilizado o discaso e em EAD. O second life veio contribuir na discussão teórica sobre EAD, a importância da interação dos alunos, professores e do próprio conteúdo com o ambiente de aprendizagem.
    Conforme Johson e Levine:
    “Plataformas de mundo virtuais tem se transformado ao longo dos últimos anos em telas, em brancos altamente flexíveis e configuráveis, para os professores projetarem novos tipos de aprendizagem. Essas experiências, se projetadas por alguém que realmente conheça e aprecie a modalidade, podem ser intensamente emissivas e atraentes”.
    O second life é um ambiente virtual, potencial um macro ambiente composto de infinitos micro-ambientes como universidades, museus, objetos, scripts, imagens, sons, textos e etc. Este é o novo cenário da educação.
    O second life parece ainda ser superior aos demais mundos virtuais disponíveis hoje, para propósitos educacionais, todo mundo pode criar objetos. Alem disso, a situação legal dos criadores para ser mais adequada para a educação no second life, pois eles retêm totalmente seus direitos de propriedade intelectual.
    Dessa maneira o second life como linguagem instrumental, permite ao aluno uma forma diferente de participação. Ele não está limitado somente a ver imagens, mas pode também vivenciar o espaço em que a experiência esta ocorrendo. Assim o ambiente virtual propicia uma viagem em busca do conhecimento, na qual aluno vivencia o conhecimento na pratica e na teoria, como ocorre com a maioria dos projetos de educação presencial e a distância.
    O aprendiz convive na realidade virtual com a imagem da informação, podendo aliar a imagem a textos, sons e vídeos, refletir, questionar e fazer anotações, modifica o mundo ao seu redor e inclusive construir novos ambientes.

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  12. O video aborda a arte abstrata como um todo, ou seja, o individuo fazendo parte do mundo de uma forma totalmente diferente da realidade. Nesse caso, ele participa e tem o poder de mudar o mundo a sua volta, refazendo tudo o que não o satisfaz.
    A matriz curricular das escolas tem por objetivo maior a qualidade do ensino aprendizagem de seus alunos, para tanto o uso do second life se faz extremamente eficaz uma vez que através de seu uso os alunos conseguem visualizar o que antes era totalmente abstrato e distante da realidade vivida por eles.
    A utilidade prática desse moderno método de ensino / aprendizagem faz com que os alunos se sintam atraídos, motivados à participarem mais das aulas.

    Neilla Gomes da Rocha

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  13. O uso do Second Life

    Second Life é uma ferramenta pedagógica e pode ser usada para qualquer área do conhecimento, muito interessante, atualmente mais utilizado pela modalidade de EAD.
    Para mim algo ainda estranho, pois não vivenciei, mas me desperta a curiosidade em saber mais sobre o assunto e ao assistir o vídeo e ler o artigo, percebi que é uma poderosa ferramenta, que de fato, pode ajudar no desenvolvimento de propostas de aprendizagem mais significativa e para melhorar, no caso do EAD, a relação entre alunos, professores e o conteúdo, e também compartilhar as experiências vividas entre os próprios alunos com vários recursos pedagógicos disponíveis.
    No artigo fala de “espaço de aprendizagem”, que possibilita criar locais de aprendizagem mais lúdicos e ricos, em várias dimensões, provocando nos alunos uma interação mais intensa e prazerosa com seus colegas, com o professor, com o conteúdo e principalmente com os objetos e o próprio ambiente.
    Com uma ferramenta nesta magnitude é possível fazer com que os alunos parem de ser meros leitores ou alunos passivos e passem a fazer parte de um processo de produção mais ativa e envolvente.
    Acredito que assim como no curso de docência, estamos tendo a oportunidade de conhecer e ter acesso a esse recurso, e é importante que um professor ou futuro professor saiba mais sobre Second Life para utilizá-lo a favor da produção de conhecimento.

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  14. Achei incrível o resultado! É muito interessante o filme e a música, foram feitos um pro outro mesmo. Não tinha ouvido falar sobre o termo Second Life, no entanto já tinha uma noção sobre o assunto, inclusive já tive no computador aquele jogo ‘ The Sims ’ o que lembra bem essa realidade virtual. Ainda não tinha me aprofundado no assunto, por isso não conheço outros produtos midiáticos que possa indicar. Assisti a alguns vídeos postados sobre o assunto, além deste vídeo da pintura de Van Gogh. Achei legal estes vídeos, pois mostram outra visão sobre o uso Second Life, mostra que é possível realizar algumas coisas que normalmente não poderíamos fazer na realidade. Li o texto que foi colocado em anexo e concordo com o autor, o Second Life pode ser usado como um ambiente virtual de aprendizado, no entanto, em minha opinião a pessoa tem que ter um perfil adequado para participar disto, por exemplo, eu só de ficar um certo tempo, uns 30 minutos por exemplo, em frente ao computador lendo texto ou até mesmo vendo vídeo, já fico cansada, perco a paciência, me distraio com facilidade, etc. Já fiz matéria on line e achei um bom recurso pra quem é autodidata ou para quem precisa desenvolver a autonomia, no entanto, ainda prefiro as aulas presenciais, prefiro imaginar os exemplos ditos pelo professor do que ficar horas em frente ao computador imerso em uma realidade virtual.
    De Sara Cortez.

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  15. O ser humano é atraído pelo o "novo" o que é novidade.O second life é mais uma ferramenta para viabilizar o acesso livre dos cidadãos ao conhecimento. È de muita importância o desenvolvimento tecnológico para ser utilizado na educação. O interessante é acharmos uma forma de envolver nossos alunos com uma maneira de enriquecer sua experiência de aprendizado. O second life veio contribuir na discussão teórica sobre Ead, a importância da interação entre alunos e professores.
    O second life é uma ferramenta formidavel para os alunos que não gostam de estudar mais adoram a internet, pois há várias formas de utilizá-la.
    O second life como linguagem instrumental, permite ao aluno uma forma diferente de participação. O ambiente virtual proporciona uma busca do conhecimento, na qual o aluno vivencia o conhecimento, na prática e na teoria.

    Fernanda Almeida Silva

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  16. Interessante como o Second Life recria um ambiente virtual similar ao real e permite que tenhamos varias experiências que estamos acostumados a viver, mas vamos sentir de outro modo. É incrível olhando o que sentimos quando assistimos a este vídeo, parece que estamos participando de uma criação do mundo, esta ferramenta facilita e muito para os professores, pois não é apenas um jogo, é um mundo virtual tridimensional que oferece opções de trabalho, de fazer novos amigos, estudar, criar produtos, obras de arte, fazer compras, comunicar, anunciar, negociar, temos a sensação de presença do objeto, o que coloca o Second life a enriquecer as experiências dos alunos, possibilitando que o estes tenham uma imersão na aprendizagem, viajem na aprendizagem. Este ambiente eu ainda não conhecia, como meio de aprendizagem, conhecê-lo e divulgá-lo para outros professores, é importante para que melhore o ensino e aprendizagem.
    Mesmo sendo um ambiente online, o Second life influência o mundo real, hoje Universidades e empresas estão usando Second Life para educar há diferentes usos do Second Life em educação, essa ferramenta incorporada ao ensino permitem aos usuários varias experiências pedagógicas que chamam a atenção dos alunos, eles passam a criar o seu espaço de aprendizagem, com simulações e visualizações do conteúdo, dos objetos e do próprio ambiente, há um envolvimento e imersão dos alunos com o conteúdo dos cursos, com os colegas e o com o professor.
    Marta Rozângela – aluna do curso de docência

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  17. Os vídeos que observados, mostram na verdade o poder de construção do indivíduo.
    Também a importância do uso de novas tecnologias no ensino brasileiro, afim de facilitar a visualização e também a compreensão de conteúdos discutidos em sala de aula e muitas vezes não abstraídos pela maioria dos alunos, devido a falta de contato com algo real que o possibilite enxergar e construir como no vídeo o seu conhecimento.
    Pelo que li sobre o Second life, ele é uma ferramenta de mídia, cujo objetivo é fazer com que as pessoas se relacionem com outras simulando assim uma segunda vida, ou seja, um meio onde todos os membros se relacionam.
    O ambiente tridimensional simulado pelo Second Life, nos leva a analisar alguns aspectos de nossa vida real e social.

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  18. “O espaço preciso da vida cotidiana rouba uma parcela de tempo ‘exterior’, graças à qual se cria um pequeno espaço-tempo unitario: é o espaço-tempo dos momentos, da criatividade, do prazer, do orgasmo. O lugar dessa alquimia é minúsculo, mas a intensidade vivida é tal que exerce na maioria das pessoas um fascinio sem igual. Visto pelos olhos do poder, observado do exterior, o momento apaixonado não passa de um ponto irrisorio, um instante drenado do futuro ao passado. Do presente como presença subjetiva imediata, a linha do tempo objetivo nada sabe e nada quer saber. E por sua vez, a vida subjetiva apertada no espaço de um ponto — a minha alegria, o meu prazer, as minhas fantasias — quereria nada saber do tempo do escoamento, do tempo linear, do tempo das coisas. Ela deseja, pelo contrario, aprender tudo com o presente, pois que, afinal, ela nada mais é que um presente” (VANEIGEM, 1974, p. 240).

    VANEIGEM, Raoul. A arte de viver para a geração nova. Porto: Afrontamento, 1974.

    Ps.: Vê, por gentileza, no Blog outros pensamentos de Vaneigem e demais pensadores
    http://todopoderaoindividuo.blogspot.com/

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