Plano de Aula
Eletricidade
Objetivos:
Apresentar de forma sistematizada e organizada a análise da eletricidade, e sua aplicação em nosso cotidiano.
Motivar um rico debate em sala de aula sobre as noções básicas desta ciência e instigar os alunos a identificarem que apesar do tema ser de suma importância, quando o mesmo é apresentado em sala de aula geralmente somente seus aspectos matemático-conceituais são enfatizados deixando-se em segundo plano os aspectos histórico-conceituais, quando estes não são simplesmente ignorados.
Despertar o interesse pelo estudo da eletricidade, comparando sua evolução durante os anos, e o seu uso “vital” na sociedade informatizada e “moderna” da qual pertencemos.
Aulas práticas em laboratório afim de identificar os efeitos práticos sobre o estudo do campo elétrico.
Resolução e correção de exercícios de fixação sobre o conteúdo estudado.
Propostas de Estudo:
Análise de artigos sobre o conceito de campo elétrico.
As primeiras idéias de campo elétrico e a tentativa dos estudiosos antigos em procurar explicar os efeitos produzidos pela magnetita e pelo âmbar depois de atritados. W. Gilbert, De Magnete (Editora Dover, New York, 1991), p. 5 e p. 121. Republicação da tradução de P Fleury Mottelay, publicada em 1893.
Análise sobre a origem da doutrina da ação direta (ação a distância), e a sua relevância no período chamado de revolução cientifica. G. Holton, F.J. Rutherford e F.G. Watson, Projecto Física - Luz e Eetromagnetismo. (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1985), v. 4
Verificação real do campo elétrico de Faraday, ou seja, das linhas de força. T. Lucrécio Caro, Da Natureza (Editora Globo, Porto Alegre, 1962). p. 199.
Artigos que apresentam o campo elétrico como uma função matemática: O campo nos meios contínuos. M.R. Robilotta, M.J. Bechara e J.L.M. Duarte, A Física e o Eletromagnetismo (Apostila de Física 3, Instituto de Física da USP, 1981), p. 11.
O éter, (análise sobre a idéia de um meio (sutil e misterioso) que preenchia o espaço. Newton, The Principia (University of California Press, Berkeley and Los Angeles, 1999), p. 392.
O Campo eletromagnético de Faraday a Maxuel, sua história e aplicações. A.C. Tort, A.M. Cunha e A.K.T. Assis, Revista Brasileira de Ensino de Física 26, 273 (2004).
Campo elétrico após Maxuel. D. Gardelli, Concepções de Interação Física: Subsídios para uma Abordagem Histórica do Assunto no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, 2004.
Estudo do campo elétrico em sala de aula nos dias atuais. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172009000100013&script=sci_arttext – acesso em 27 de abril de 2011.
Roteiro de organização da aula:
Divisão dos grupos por número total de participantes.
Análise dos grupos sobre o artigo escolhido, e apresentação do texto analisado.
Planejamento das apresentações – Metodologia utilizada, materiais e recursos que serão utilizados pelos grupos e seus participantes.
Preparação do local da apresentação dos trabalhos – recursos tecnológicos, organização das cadeiras, etc.
Critérios de Avaliação da aula
Não será permitida a leitura dos artigos, mais sim a explanação de sua compreensão.
Cada grupo terá 15 minutos para apresentar o texto analisado.
Serão avaliados os instrumentos utilizados na apresentação e o aprofundamento teórico da mesma e o gerenciamento da classe como uma comunidade educativa, compreendendo-a como um centro gerador de aprendizagens, apresentado práticas que estimulem a “criatividade” e abolindo o “decorebas”.
Capacidade de análise crítica, da exposição oral de suas próprias idéias acerca do tema apresentado.
O grupo deverá entregar no início da apresentação, um texto analítico do tema apresentado para a Professora da disciplina e também aos demais alunos do curso
Nenhum comentário:
Postar um comentário