sexta-feira, 29 de abril de 2011

Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Goiânia – Laranjeiras
Curso de Especialização em Docência Universitária
Disciplina : Novas Tecnologias e Educação
Aluna : Karine Cardoso Leal
Prof. Ms. Valdirene Alves de Oliveira


Síntese do assunto abordado: Tecnologia na educação, tecnologia para a
educação : um texto em construção.


1 ) Mediante um contexto que evidencia um “endeusamento da tecnologia”, em que contraponto à vertente “pessimista”, assim como uma discussão ponderada entre os aspectos positivos e negativos das tecnologias da informação e comunicação, tendo em vista uma sociedade menos desigual e mais democrática, como considerar a relação educação escolar e as TICs?
Conforme o texto o mostra os dois lados das TICs, o lado pessimista e os aspectos positivos do avanço tecnológico na vida da humanidade. Sem dúvida esse dilema não é somente das TCIS mas em tudo que formos questionar, estudar, conhecer e principalmente “o novo” trás essas indagações. A realidade é que essas tecnologias fazem parte do nosso cotidiano e nisso temos que concordar.
Diante de tanta informação o professor tem o papel de ensinar a estes jovens transformar tudo isso em favor a eles no que se respeito ao conhecmento desde a educação básica chegando ao nível superior.
A maior preocupação é nessa estrutura para a construção de um ensino de qualidade, desde o professor ser capacitado para trabalhar com as mídias e os alunos entederem o que é conhecimento e o que entreterimento.
Hoje o professor é chamado a evoluir, transformar, quebrar paradigmas.

2) Quais elementos apontados pela autora nos possibilitam dialogar acerca do paradigma da complexidade nesse contexto de TICs?
O texto aponta como elementos para o paradigma da complexidade: a interdependência, auto-organização, auto-criação, dialogia, noção de sistemas, noção de totalidade, a cibernética, etc.
Sim a complexidade se dá em todos os momentos, mesmo porque o que hoje vivemos é esse efeito de circularidade em todas as áreas sendo ela da educação, de profissionais, interpessoal, cultural. Portanto nasce esse processo de construção dessa nova geração de aprendizado.

3 ) A autora discute as relações entre ciência-cultura-educação-tecnologia. No documentário “Encontro com Milton Santos”, esses elementos, exceto a educação são contemplados pelo filme. Essa associação apresenta parâmetros comuns nas análises estabelecidas nesses instrumentos (textos e filme)? Que aspectos mereceriam um enfoque mais detalhado em uma discussão numa disciplina que trata das novas tecnologias e a educação?
As TICs estão diretamente ligadas ao capitalismo nesses dois contextos abordados.
Diante do foco que é a educação com qualidade podemos reforçar a necessidade dessa informatização em implantar uma estrutura entre escola – professor-aluno-mídias, com projetos pedagógicos eficientes na qualificação de ambas as partes.Assim poderemos chegar ao ensino-aprendizagem tecnológico como uma ferramenta de conhecimento adequada.

4 ) O que sintetiza a tese da autora quanto às “Tecnologias na/para Educação/Escola”?
Nesse contexto as tecnologias já estão na educação e na escola.
A problematização é fazer essa realidade se adequar ao contexto de ensino-aprendizagem que a educação busca e a escola tem que tornar realidade dentro do conhecimento exigido mundialmente.
Essas tecnologias afetam o mundo. Hoje podemos afirmar que essas tecnologias já estão na educação, agora, o desafio é tornar-la para a educação.
Educar o indivíduo para o conhecimento dessa reflexão nas mídias existentes como fonte de transformações dentro das escolas é construir elementos relevantes pedagógicos fundamentais nessa mudança social. Esse desafio em potencializar a educação ensino-aprendizagem junto às tecnologias é sem dúvida o maior desafio coletivo na/para educação.

5 ) No tópico “As relações entre informação e conhecimento” a autora apresenta e suscita vários questionamentos. Reporte aos mesmos e apresente algumas reflexões que possam contribuir com a discussão sobre essa temática.
A informação chega primeiro é impactante, após esse processamento da informação obtemos o conhecimento.
O texto aborda a construção do conhecimento como um mecanismo de equilíbrio das estruturas cognitivas como um modelo de circularidade complexa, dentro de um processo auto-organizativo e auto criativo.
A tecnologia trás esse mar de informações, cabe a escola aproveitar essa ferramenta com bons conteúdos para produzir conhecimento adequado aos alunos.
Esse avanço tecnológico estreita e ao mesmo tempo amplia essa tão desejada refoma na educação brasileira em transformação de conhecimento desde a alfabetização até às universidades.

6) Do mesmo modo, no tópico “Relações entre comunicação e a dialogia’ a exposição da autora é permeada por indagações implícitas e explícitas. Considere esses elementos de forma sistematizada para uma exposição no grupo.
Conforme o texto a comunicação pode ser : informação fechada, autoritária, discipilinar. Sendo nesse conceito não se instaura a dialogia.
O significado de dialogia, diálogo é conceituado como através da palavra, ou entre pensamentos, ou ainda fazendo pensar naquilo que atravessa mentes e discursos.
No diálogo é preciso que haja um enfrentamento de palavras, discursos e pensamentos entre os indivíduos.
Diante desse contexto é necessário conceituar-se a compreensão.Compreender significa capturar, aprender junto, está na ordem da construção do conhecimento.
Através da exploração adequada dessas tecnologias, da informação e da comunicação nas escolas podemos chegar ao conhecimento. As TICs tem como enfoque nessa abordagem a multivocalidade ( muitas vozes, muitos autores), dos sentidos polifônicos (cada autor gerando novos sentidos na cadeia de sentidos), podendo contribuir de um modo especial, na promoção de condições possibilitadoras da construção desse conhecimento.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

AXT, Margareth. Tecnologia na educação, tecnologia para educação: um texto em construção. Disponível em HTTP://www.lelic.ufrgs.br/portal/images/stories//tecnaeduca.pdf. Acessado em 04/02/2011.

Um comentário:

  1. Olá Prof Waldirene,
    Hoje postei os 2 textos do Milton e a Tecnologia na/para educação.
    Postei também o plano de aula.
    Imprimi o cap. 8 do texto p/ aula de amanhã vou fazer a leitura.
    Att,
    Karine.

    ResponderExcluir