terça-feira, 19 de abril de 2011

A TECNOLOGIA QUE AJUDA A ENSINAR





A TECNOLOGIA QUE AJUDA A ENSINAR
Tecnologia + conteúdos = Oportunidade de ensino.

Língua Estrangeira:

Tecnologias

  •          E-Mail
  •          Vídeo conferência
  •          Celulares e câmeras

          
Conteúdos

  •          Produção oral
  •          Leitura
  •          Produção de textos


Oportunidade de ensino

  •          Trocar E-mails
  •          Criar blogs
  •          Comunicar-se realmente via Web
  •          Revisar no computador



Além das propostas mais comuns, pesquisa na internet, criação de blogs, troca de E-mails ou mensagens instantâneas e revisão no computador nos mesmos moldes da língua portuguesa, as novas tecnologias também vem promovendo uma espécie de redescoberta da comunicação oral nas aulas.
O maior estimulo está na possibilidade de realizar vídeo conferência pela rede mundial.
No mercado de trabalho, os contatos entre empregos de diferentes países de uma multinacional, antes restritos a viagens e conversas telefônicas, são hoje muito mais rotineiros com as imagens transmitida por programas SKYPE e GOOGLE TALK. No caso das escolas, não e necessário que os destinatários das vídeo conferência ou vídeos chats sejam falantes nativos. Muitas vezes, vale mais contatar estudantes da Romênia que também estejam aprendendo os mesmo conteúdos como estrutura de apresentação “explica Andrea Vieira Zinni, formadora de professores e selecionadora do prêmio Victor Civita – Educador nota 10.
Ainda mais completo, o trabalho com gênero textuais com a ajuda da tecnologia pode envolver fala, leitura e escrita.

PLANO DE AULA PARA O ENSINO SUPERIOR
VIDEO CHAT EM INGLÊS

OBJETIVO GERAL:

  •          Utilizar os recursos tecnológicos (computadores, slides, data show etc.) objetivando a melhoria da pronúncia da escrita da língua inglesa, tendo como estimulo a possibilidade de participar de um vídeo conferência, ou vídeo chat e utilizar também como recurso uma conversa informal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  •          Utilizar com eficiência os recursos tecnológicos,
  •          Explorar o trabalho com gêneros textuais com a ajuda da tecnologia, a fala, leitura e escrita,
  •          Pesquisar na internet criação de blogs troca de e-mails ou mensagens instantâneas procurando compreender sua estruturação,
  •          Trabalhar o vocabulário referente ao tema escolhido,
  •          Ampliar a experimentação e a observação tendo como recurso a tecnologia.

CONTEÚDOS


  •          Compreensão e produção oral,
  •          WH – questions e Yes – no questions,
  •          Descrição de espaço,
  •          Expressão de gosto,
  •          Leitura e produção de textos.

RECURSOS METODOLÓGICOS


  •          Computador com internet e programa de vídeo conferência como o SKYPE (faça o download e confira as configurações mínimas em SKYPE.com/intl/PT/download/Skypewindows).

METODOLOGIA


  •          É essencial combinar com outro professor de língua estrangeira a data para a realização do vídeo conferência – a atividade deve envolver uma turma distinta.
  •          Para apresentar gênero conversa, elabore com os alunos uma lista de informações pessoais que gostaria de saber quando conhecem alguém, debata a diferença de informação privada e pública, pontuando sobre o que pode ser compartilhado num contato inicial com desconhecidos.
  •          Discuta com a turma as diversas ferramentas da internet para conhecer pessoas, refletindo sobre as precauções necessárias, nossos contatos. Apresente a proposta de um vídeo conferencia em inglês com os alunos de outra turma enfatizando que a missão do grupo será de descrever o perfil de cada participante.
  •          Para orientar a atividade, elabore um formulário com os pontos que deverão fazer parte da conversa: name, nationality, birth date, university name, musical genres, entertainment hobbies. Com base no formulário os estudantes devem criar perguntas de tipo WH – questions (what’s yor name? When is your birthday? What do you do in your free time? Etc…) Debata as possíveis respostas antes da realização dos vídeos conferência.
  •          Organize o vídeo conferência procurando certificar-se de que todos tenham a possibilidade de se comunicar, cada estudante deverá registrar-se no formulário, as informações sobre seu interlocutor.

AVALIAÇÃO

·         Durante o vídeo conferência, observe problemas de pronúncia e de compreensão abordando as principais dificuldades em futuras aulas.



REFERÊNCIAS

ZINNI, Andréia Vieira Miranda Mendonça Helena Andrade (nova escola) p. 56,57 a revista de quem educa. Ano XXIV n° 223 junho/julho 2009).


Profª Ms. Valdirene Alves de Oliveira
Disciplina: Novas Tecnologias e a Educação
Aluna: Lindomar Esmerita da Silva 
Docência Universitária UEG

19/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário