sábado, 30 de abril de 2011

COMETÁRIO SOBRE SECOND LIFE!

SEGUE O COMENTÁRIO NO MEU BLOG......ABAIXO

http://dracristinaborges.womanblog.org/admin.php?ctrl=posts&tab=posts&blog=1#post_3

2 comentários:

  1. O texto do João Augusto Mattar Neto- O uso do SECOND LIFE como ambiente virtual de aprendizagem, trouxe uma colocação infelize: “Uma das maiores contribuições do Second Life para a educação é chamar a atenção para a pobreza dos ambientes de ensino que temos utilizados na EAD”. Não conheço esta ferramenta e não saberia dizer o grau de sua eficiência em termos de contextualização de conteúdos, porem afirmar que exercitamos pobreza em ambientes de EAD é muito forte e chocante para um profissional da educação. O primor dos fóruns e chats em qualquer plataforma requer qualidade de conteúdo e não apenas sofisticação da instrumentalização utilizada. É estério na educação o propósito de criar ambientes visuais sem sua significação pedagógica. Passa-me a impressão de deslumbre. Ele apresenta experimentos interessantes que poderiam ser utilizados no ambiente escolar e que tenho certeza que enriqueceria muito as práticas pedagógicas. Louvável a idéia de aprendizado pela descoberta, pelo fazer. O maior problema que a educação enfrenta hoje é a qualidade. Só os instrumentos não garantem a eficiência do ensino. A educação está alem disso.

    ResponderExcluir
  2. --- Sobre o autor Joao Mattar Netto, convém reportar-se à sua obra de nome “Abc da Ead: a educação a distancia hoje”

    Micro-resenha: a educação a distância (EaD) vem crescendo de maneira explosiva. Conseqüentemente, crescem também o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, de cursos e disciplinas ofertados, de empresas fornecedoras de serviços e insumos e de artigos e publicações sobre EaD. É nesse cenário em mudança que surge o 'ABC da educação a distância', um verdadeiro manual sobre o assunto, que traz não apenas a história da EaD no Brasil e no mundo, como também dicas e sugestões para quem quer melhorar ou mesmo implementar esse tipo de serviço. Esta obra aborda os vários modelos de EaD que vêm sendo praticados, as ferramentas disponíveis, os novos papéis do aluno, do professor e das instituições, os direitos autorais e o futuro da EaD, entre outros pontos relevantes. Elaborado com o intuito de organizar o grande volume de histórias, casos, tecnologias, ambientes, papéis e fundamentos relacionados ao tema, 'ABC da educação a distância' é, sem dúvida, fundamental para quem quer conhecer um pouco mais sobre esse tema tão importante nos dias atuais (Disponível em: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=9788576051572&sid=2018172399918505001890518

    PS.: a propósito da afirmação de J.M. Netto ““Uma das maiores contribuições do Second Life para a educação é chamar a atenção para a pobreza dos ambientes de ensino que temos utilizados na EaD”

    Eu gostaria de chamar a atenção para toda a pobreza, para toda a miséria da Educação Presencial em todo o território dito Nacional. Imagina então da Ead...

    Assim sendo concordo com o autor quando nos afirma e faz ver que o Second Life pode nos “chamar a atenção para a pobreza dos ambientes de ensino que temos utilizados na EaD”.

    Eu – por pura ignorância mesmo – quis admirar o quadro do artista holandês, quis ouvir a melodia maravilhosa da canção na trilha sonora do vídeo; desejei ler a letra em inglês e na língua portuguesa... e postei lá minhas criticas. Todavia observamos a pagina de EAD que a professora nos mostrou em sua última aula que nos proporcionou: recordem-se da tela que ela projetou para nossa visão: que POBREZA!!! É de uma pequenez tacanha além da imbecilidade [aos ouvidos mais sensiveis leia-se no local do vocábulo IMBECILIDADE... premeditação, planejamento, programação de controle) do próprio programa que autoriza o docente a frequentar determinadas portas e janelas ao tempo em que dasautoriza aos discentes. Se isso não for... disciplina e controle...

    Por favor, não possuo subsidios para comentar a propria matriz curricular. A respeito da capacidade técnico profissional do professor e de seu monitor eu poderia apenas fazer uma analogia: se nas aulas presenciais temos uma percentagem de docentes qualificados e capacitados eu manteria a mesma percentagem para a Ead.

    No geral minha critica se mantem tocando a mesma "tecla": qual o OBJETIVO da EaD (aprendi que a letrinha “a” é pequenininha mesmo)... então o objetivo, a meta, a finalidade da EaD??? Caríssimos(as) tudo objetiva o mesmo das... ricas, maravilhosas e benignas... urnas eletrônicas!!!...

    Custódio G. da Silva
    Todo Poder ao Individuo

    Ps.: muito obrigado por ter chegado até aqui!!!

    ResponderExcluir