Este post tem por objetivo arquivar a produção acadêmica dos cursistas da Especialização em Docência Universitária UEG 2010 quanto às reflexões oriundas e subsidiadas pelo artigo disponível no link:
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/html/715/71510102/71510102.html
Registre no campo comentário a sua refexão acadêmica.
Valdirene
MINHA SINTESE: sobre Giddens (1991) e Milton Santos (1997)
ResponderExcluir1. Comentários principalmente relativos aos “mecanismos de desencaixe”. Em Giddens, existem dois: as fichas simbólicas (por exemplo o dinheiro) e os “sistemas peritos”: o desenvolvimento tecnológico (por exemplo as NTICs). Para Giddens o mecanismo de desencaixe promove a separação entre tempo e espaço. Em vista de seu pensamento marxista ele percebe tal desencaixe sob uma perspectiva dialética. Poder-se-ia nesse ámbito se aventar então que a interação do homem em suas relações com os “simbolos” e os “sistemas peritos” fariam a sintese organizacional desse ambiente-mundo. Outro pensador que corrobora tal entendimento é Harvey (1992) para quem a categoría TEMPO e a categoría ESPAÇO jamais poderiam ser entendidas sem a presença do homem em suas múltiplas e diversificadas ações na sociedade em que estão inseridos.
2. De acordó com a concepção do geógrafo Milton Santos (1997) as coisas não se dão bem assim. Para eese pensador a unicidade das técnicas une todo o espaço-tempo e tal fato implicará então em uma globalização e mescla mundial. Portanto há aquí um único sistema o qual denomina-se “meio-técnico-cientifico-informacional”. Em vista dessa possibilidade é que Norte, Sul, Leste, Oeste se torna uno. Para Milton Santos (1997) uma dada informação pode ser globalizada de forma instatânea. Tal imediatismo aproxima lugares e pessoas. Para ele a informação globalizada dessa forma possibilita a comunicação entre os povos vindo então ocorrer o conhecimento.
3. Minha posição: De acordo com Voltaire, que a meu ver é um dos autores mais cínicos (no sentido maravilhoso da Escola Cínica Grega) que existiu… bem, ele me orientaría no sentido de que eu devesse antes de criticar pensadores como Giddens (1991); Milton Santos (1997) e Harvey (1992) eu então devesse “conhecer os termos” desses por assim dizer contendores. Todavia como não tenho mesmo conhecimento aprofundado de tais pensadores… irei ficar então no âmbito da “doxas”. Sendo assim, a meu ver, diria que me preocupo – por exemplo – com o desenvolvimento no Homo sapiens sapiens em sua educação. Lembro ao leitor que a minha concepção de educação é aquela que APENAS o MOTIVO, tecnicamente falando, me é exterior… dai em diante em que dou MEUS passos. Nesse sentido diria que minhas “fichas simbólicas” (o dinheiro) é inexistente!!! O acesso as TICs é mínimo: portanto minhas ações no ámbito das tecnologías modernissas é apenas como um péssimo usuario, um péssimo… consumidor. Não a transformo!!! Dessa forma minhas ações sociais dão a mim a impressão que antes sou usado pelas máquinas que as uso. A respeito do que afirma o Doutor Milton Santos, diría que chegar ao meu aparelho auditivo todas, todas as informações do Planeta de forma instantanea e imediata não me faz mais… homem.
Encerro, portanto, afirmando que defendo apenas o instinto, a vontade e a paixão de Homo sapiens sapiens.
Custódio G. da Silva
Todo Poder ao Individuo!!!
Referencias:
GIDDENS, Anthony. A s conseqüências da modernidade. Tradução Raul Fiker. 2. reimpressão. São Paulo: E d. Unesp, 1991.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. Tradução Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1999
SANTOS, Milton. Técnica espaço tempo-Globalização e meio técnico-científico informacional. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
Universidade Estadual de Goiás
ResponderExcluirUnidade Universitária de Goiânia – Laranjeiras
Curso de Especialização em Docência Universitária
Disciplina : Novas Tecnologias e Educação
Aluna : Karine Cardoso Leal
Prof. Ms. Valdirene Alves de Oliveira
Síntese do assunto : O Tempo e o Espaço e a Educação a Distância
Texto : Mirza Seabra Toschi
Diante do texto apresentado em um primeiro momento nos remete a conceitos comuns de tempo e espaço.
A autora analisa essas palavras-chave Tempo, Espaço e Educação a distânica num contexto histórico, mateiral, físico, presencial, virtual, cultural citando vários outros autores.Apresentando várias concepções teóricas no assunto.
Teoricamente essas concepções supri as ideologias, conceitos e preceitos existentes no que se refere a presencialidade, virtualidade e inovação na educação a distância.
Portanto, as problemáticas existentes são várias como por exemplo a falsa ideologia e metodologia que o ensino é algo sem horário, sem dificuldades, sem exigência, comprometimento e sem avaliações.
O modismo hoje é ganhar tempo não interessa como ???
As Instituições de Educação aproveitam a globalização desse conhecimento rápido e lucrativo para crescer financeiramente sem nenhuma responsabilidade educacional.
Eu como brasileira acho que essa metododlogia de Educação a distância está longe de atingior os objetivos reais a qual foi idealizada. Pois, nós brasileiros não temos culturalmente esse comprometimento em educar e ser educado, principalmente porque, todos cai nessa cilada de achar que conhecimento é algo fácil e rápido.
Diante desses fatos a mercantilização da Educação no Brasil tomou uma proporcionalidade irreparável, infelizmente, se nós enquanto sociedade não reinvidicarmos uma educação melhor seremos cúmplices dessa precariedade educacional seja ela presencial ou virtual.
Essa tão sonhada transformação é possível, desde que, a soceidade tome consciência que Educação é algo sério. Adquirir conhecimento não é impossível, mas, precisa ser tratada com responsabilidade entre ambas as partes (educador e educando) só assim conseguiremos chegar no ensino-aprendizagem.
– “[...] a metodologia de Educação a distancia está longe de atingir os objetivos reais a qual foi idealizada. Pois, nós brasileiros não temos culturalmente esse comprometimento em educar e ser educado, principalmente porque, todos caem nessa cilada de achar que conhecimento é algo fácil e rápido” (professora Karine Cardoso Leal, em 4 de maio de 2011).
ResponderExcluirA respeito dessa afirmação da professora Karine gostaria de dizer que:
a) A meu ver a EaD (aprendi que é assim a ortografia) atinge SEUS objetivos aqui na República Federativa do Brasil, assim como – a meu ver – a educação presencial também atinge (PS.: reconheço que talvez possamos discordar dos... tais objetivos... todavia se afirmarmos, por exemplo, que a EDUCAÇÃO TOTAL BRASILEIRA tem por objetivo que estejamos nesse Território – nesse espaço e tempo - para que sejamos ovelhas, carneiros, enfim um gado qualquer???... entende, por gentileza, a minha perspectiva de OBJETIVO EDUCACIONAL NACIONAL???)
b) Gostaria de sugerir que a expressão idiomática “nós brasileiros... ... ... “ recebesse um adendo no qual constasse que eu não faço parte do grupo de “nós brasileiros...”
c) Gostaria de sugerir que a expressão idiomática “todos caem nessa cilada, etc etc etc ... ... “ recebesse um adendo no qual constasse que eu não faço parte do grupo de “todos...”
d) Para que o(a) possível leitor(a) que um dia abrir essa página possa pensar que não apenas sou ignorante por apenas desejar me incluir fora das categorias “BRASILEIROS” e “TODOS”... gostaria de afirmar que sou também ignorante para me incluir – com certeza total – no grupo daqueles que a educação nacional atingiu o...OBJETIVO (dela lá)... isso é, caríssimo(a) leitor(a): estou no grupo da categoria que nomeei como “CARNEIROS, OVELHAS”...
CGS
Todo Poder ao Individuo
Universidade Estadual de Goiás
ResponderExcluirUnidade Universitária de Goiânia – Laranjeiras
Curso de Especialização em Docência Universitária
Disciplina : Novas Tecnologias e Educação
Aluna : ALAOR DE ABREU GOMES JÚNIOR
Prof. Ms. Valdirene Alves de Oliveira
Síntese do assunto : O Tempo e o Espaço e a Educação a Distância
O texto em questão proposto no curso de Docência Universitária refere-se a reflexão sobre o tempo e espaço na educação a distância. A Revolução Industrial iniciada pela Inglaterra na metade do século XVIII construiu um novo modelo de sociedade qualificado pela regularidade do tempo e espaço. A regulação do homem determina que a sua produção seja apropriada por uma mercadoria, de modo que a produção é sistematizada por uma especificação de tempo que gasta para a produção. A grandes corporações capitalistas do mundo necessitam de sofisticadas redes tecnologicas via net para divulgar e comercializar os seus produtos. De maneira que, o espaço diminui e o tempo também devido ao aprimoramento dos sistemas tecnologicos informacionais.
As relações no meio social evoluem com o tempo. No qual a educação também acompanha a evolução tecnologica. As instituições educacionais e as universidades estão investindo em cursos EAD. A educação necessita que cursos on line, pois as relações virtuais estão se expandido e sendo apropriado pela educação. Os cursos EAD oferece várias ferramentas para que o aluno pode interagir com o professor tutor de forma acadêmica e eficiente. Observamos que a rede proporciona uma capacidade informativa sólida, pois a orientação sempre é moldada pelo tutor como principal mediador do aluno .
Olá... parabéns Alaor por seus escritos e comento a seguir as ultimas três linhas da sua conclusão
ResponderExcluirAlaor disse - "Observamos que a rede proporciona uma capacidade informativa sólida, pois a orientação sempre é moldada pelo tutor como principal mediador do aluno"
Custódio diz - gostaria imensamente de dizer que sua síntese final é improcedente; que - infelizemente - você avaliou mal quando disse:
a) que a rede proporpociona INFORMAÇÕES sólidas;
b) que o tutor sempre... ao ORIENTAR, MOLDA!!!
C) que entre INFORMAÇÕES X ALUNOS há a presença do professor/tutor.
... todavia devo concordar com suas afirmações, uma vez que... em que pese hoje a luz-da-lamparina do mito da cavena do Platão encontrar-se na telinha mágica do "note-buque" no âmbito espécifico do DESENVOLVIMENTO HUMANO ainda não ultrapassamos tal mito; por conseguinte você - a meu ver - faz uso correto do substantivo ORIENTAÇÃO à maneira mitologica platônico quando reza que a educação objetiva orientar o educando... ao tempo em que enfatiza que é então o A-luno (que para alguns é "SEM-luz") é moldado por todo o...SISTEMA!!!
Assim sendo o espaço-tempo não é inutil e em seu "eterno retorno" nos conduz com luz ao... rebanho, seja na EaD ou na EaP (Educação a Presença).
6 de maio de 2011 da Era Vulgar
Saúde e Liberdade!!!
Custódio G. da Silva
O texto “O tempo e o espaço e a educação a distância” escrito pela autora Mirza Seabra Toschi inicia trazendo os conceitos de tempo e espaço e finaliza explicitando se esse tipo de educação inclui as mais diversas gerações. Os conceitos de tempo e espaço são logo de inicio questionados, pois os conceitos mudam conforme o contexto e época, a autora conseguiu levar o leitor a refletir sobre esses conceitos ligados a Educação a Distância. O texto por ter essa abordagem inicial faz com que a autora demostre certa “originalidade”, pois responde as indagações de muitas pessoas sobre a questão de tempo e espaço na educação a distância. Suas argumentações são validas, pois são reforçadas pelos autores e questionamentos reais sobre o que acontece na educação a distancia.
ResponderExcluir