quinta-feira, 5 de maio de 2011

Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Goiânia – Laranjeiras
Curso de Especialização em Docência Universitária
Disciplina : Novas Tecnologias e Educação
Aluna : Karine Cardoso Leal , Caroline Raquel Rodrigues.
Prof. Ms. Valdirene Alves de Oliveira

Síntese do assunto do Capítulo 8  : Pesquisa em educação a distância : desafios e possibilidades.
                                                        Autores : Amaralina Miranda de Souza
                                                                        Elisabeth Danziato Rego
                                                                        Rogério de Andrade Córdova

Este capítulo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre os fatos, situações, aspectos estruturais e sistêmicos da Metodologia utilizada na Educação a Distância.
Diante disso nos remete a uma reflexão com a finalidade de aprofundar a compreensão das pesquisas em educação, em especial a educação em distância.
A ênfase é a pesquisa em educação que tem por natureza da investigação:
1)     Objetividade : parte-se de um modelo clássico de investigação de acordo com os itens.
2)     Interpretação : parte-se da análise da vivência de uma situação desenvolvida no contexto educacional.
Um dos desafios da pesquisa em educação a distância é a metodologia :
1º momento nos remete aos fatos e pode ser caracterizada como pesquisa em ciências da educação. Sua abordagem pode ser quantitativa e/ou qualitativa.
2º momento é a pesquisa em pedagogia, esta consiste antes, na criação de métodos e de dispositivos de ensino-aprendizagem mediante sua análise e interpretação.
Aborda também os paradigmas, os modos, os métodos e as técnicas nessa pesquisa.
Os pesquisadores estudam sobre dois paradigmas :
Positivista = natureza, homem e sociedade.
Compreensão = ação
Os autores mencionam as realidades humanas e as práticas sociais (entre as quais a educação e a pedagogia) encontram, pois, na interpretação sendo a porta de entrada para sua compreensão.
Dentro de uma pesquisa a metodologia utilizada é a abordagem quantitativa e qualitativa.
A qualitaitva engloba observação participante, etnografia, estudo de casos, interacionismo simbólico, fenomenologia,etc. Cujo interesse central está na busca do significado atribuído pelos atores e suas ações = essas são abordagens interpretativas, e são centrais na vida social.
A quantitativa é considerada uma abordagem padrão, na qual busca os meios (métodos) de abordá-lo,ou seja, os números e as medidas – aparece no início (amostragem) e no final (tratamento estatístico) tabelas, gráficos, etc.
Alguns autores propõem uma ruptura entre abrdagem quantitativa e qualitativa. Outros propõem que se trata antes de um continuum e de uma complementaridade que de uma incompatibilidade.
Jacques Ardoino lembra que a multirreferencialidade depende nessas pesquisas da compreensão, interpretação e explicação.
Um dos desafios pedagógicos é a busca por esse equilíbrio no sentido de identidade aluno para o professor  e professor para aluno.Outro desafio é a reflexão sobre a ação educativa dialetizando teoria e prática.Outro desafio é o rigor pragmático que remete a objetivação da experimentação, sua avaliação e seu controle, ou seja, o discernimento desse pesquisador.
O texto nos chama atenção para as tecnologias da informaçãoe da comunicação TIC na educação a distância mediada por tecnologia virtual ou digital.
Hoje há uma preocupação com as especificidades desse tipo de educação vindas de questões feitas nessas plataformas de aprendizagem virtual, em especial, ao processo de aprendizagem desenvolvido por meio de chats acadêmicos, fóruns, e-mails, enfim, o uso pedagógico dessas ferramentas virtuais ganha muita ênfase, mas o prcesso de aprendizagem torna-se informação e/ou conhecimento ???
Esse fenômeno na educação a distância está em expansão em todo nosso país, mas, a incidência do abandono dos alunos também é significativo. Portanto, esse buraco que fica entre expansão e abandono é um dos entraves dessa metodologia que a princípio ilude os alunos buscando uma educação rápida, fácil e acessível.Diante desses pressupostos acabam acarretando frustações irreparáveis entre alunos e professores.
Os autores concluem que a inserção da informação e comunicação – as chamadas TIC, no cenário da educação a distância tendo como desafio a busca pela investigação pela  compreensão da aprendizagem nessa era digital. As TIC enquanto fenômeno social estreita relação com a tecnologia de realce nessa época, bem como,  seus desafios frente a dinâmica da realidade tecnológica contemporânea que mapeia a geografia de novos ambientes de aprendizagem virtual.



  

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário