O tempo serve para organizar a nossa vida diária, hoje há uma grande pressão devida a globalização imposta no mundo, com a escola presencial o aluno fica preso e enrijecido, isso muda quando o aluno vai para a modalidade EaD, que veio para facilitar, pois nesta modalidade o tempo tem uma dimensão diferente, mais flexível. O professor ajuda os alunos a gerenciarem o seu tempo, mostrando que deve haver mais organização com este, uma vez que o aluno é responsável pela própria aprendizagem, nesta modalidade de ensino, a disciplina é a exigência.
Giddens (1991) afirma que a separação entre tempo e espaço é a condição principal para o processo de desencaixe das instituições sociais. O autor refere-se a “desencaixe” como “o deslocamento das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação através de extensões indefinidas de tempo-espaço”, fenômeno que “serve para abrir múltiplas possibilidades de mudança liberando das restrições dos hábitos e das práticas locais”, a EAD vai possibilitar mudanças de hábitos e de praticas, para a sociedade, há uma nova recombinação do ensino aprendizagem, onde o professor é o mediador e o aluno é autônomo.
A EaD, trabalha com a flexibilidade de tempo e de espaço, nesta modalidade de ensino, definidos pelo aluno, dentro de limites pré-estabelecidos pelo professor, não esquecendo das responsabilidades necessários para atingir o objetivo que é a qualidade do ensino, quando o aluno determina seu tempo para realizar suas atividades, ele tem vantagens, como compatibilizar o horário de estudo com outras atividades, a autonomia do aluno, é uma forma de lhe possibilitar a construção do conhecimento e da cidadania, individual e coletiva.
Na EaD o espaço físico, onde se realiza o ensino é uma sala mais ampla, assumi outra forma, onde o aluno tem a possibilidade de sistematizar o conhecimento, acessando as informações mesmo em lugares distantes, de difícil acesso, não existe distancia a ser percorrida, através da educação online o aluno constrói seu conhecimento, devendo ter um maior comprometimento com o processo de aprendizagem, pois ele assume a maior parte deste processo de aprendizagem, ele deve priorizá-lo, definindo horários de estudo, organizando os tempos, os cronogramas de estudo e deve buscar materiais de apoio que melhor lhe atenda, descobrir suas dificuldades e verificar as formas de superá-las, os alunos interagem com os professores e assim constrói o ensino aprendizagem, deixando claro ao aluno que deve organizar o seu tempo tendo um cronograma de estudo definido.
Aluna: Marta Rozangela Marinho da Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário