Comentário
“O TEMPO E O ESPAÇO E A EDUACAÇÃO A DISTANCIA”
MIRZA SEABRA TOSCHI
O texto que são palavras citadas para comparar alguma coisa, apresenta uma reflexão sobre os conceitos de tempo e espaço, trabalha com a estória do tempo, sua relação com o lugar e o espaço e analisa as dimensões físicas imaginaria do tempo no presencial e na virtualidade. Apresenta concepção teórica dos conceitos de tempo e espaço de fiddeus santos, Harvey, soveal, Elias Morais Gilbung, os relaciona com a educação á distância EAD que, teoricamente, operacionaliza, nos cursos on-line esses conceitos, inclui um estudo sobre particularidades da educação á distância, a tipologia e seus materiais, tendo sempre como referencia os conceitos tempo e espaço.
Conclui, questionando se esse tipo de educação pode incluir estudantes de qualquer geração e sobre o caráter ainda desvalorizado dessa modalidade educativa.
Eccos-Revista Cientifica Vol. 10 nº 1 Mirza Seabra Toschi.
Comentário 2
“TECNOLOGIAS INTERATIVAS NA APRENDIZAGEM EM REDES SOCIAIS ON-LINE, NA CIBERARTE NA CIDADANIA”
MARIA ROSA ABREU E
LÚCIO FRANÇA TELES
Este texto que são palavras citadas para comprovar algo, tem por objetivo apresentar breve reflexão sobre o uso crescente das tecnologias interativas na sociedade, os novos formatos das ferramentas e sua experimentação na aprendizagem. É, igualmente, sublinhada sua importância na democratização do aceso ao conhecimento. Assim é destacado o conceito de cidades digitais e o papel fundamental que cabe ás políticas públicas no sentido de assegurar acesso livre ás infovias municipais e a pontos digitais de acesso aberto junto a comunidade. Em adição, são apresentados exemplos de aplicação das tecnologias no campo das competências transversais, particularmente na ciberarte e na cidadania ativa.
As tecnologias interativas mostram, a cada dia, mais e mais novas aplicações no sentido de facilitar a canseira dos homens, conforme bem asseverava Galileu Galilei referindo-se á missão da ciência e do conhecimento na vida humana.
Vale sublinhar que a interatividade on-line tem aumentado de forma crescente nos últimos anos, cada vez mais, usuários da internet freqüentam os sites que hospedam redes sociais, como blogs, comunidades virtuais, comunidades voluntárias de aprendizagem, comunidades de artistas educadores e muitas outras (Pinheiro, 2008. Esse aumento da interatividade on-line é, em parte resultado do aumento de usuários assim como o da expansão de uma nova cultura (Levy, 2000), com sua própria especificidade entre as pessoas (Lemos, 2002). Nesse ambiente os usuários utilizam vários tipos de mídia para se comunicar e interagir.
Vários dessas funcionalidades interativas existem já há bastante tempo, como no caso de News Groups – grupos de discussão on-line, funcionando desde os anos 70 -, mas só mais recentemente, é que sua utilização aumentou de forma significativa, hoje incluindo a interação via texto, áudio, imagens, jogos, sobre temas de interesse comum.
Esse crescimento da interatividade on-line foi também facilitado pela web 2.0, que introduziu várias funcionalidades técnicas na utilização da rede como blogs, sites para postagem de fotos, vídeos, obras de arte, musicas e poemas, que podem ser do autor ou repassadas.
Anteriormente, uma década atrás, um usuários poderia fazer o mesmo, mas se requeria ter um servidor ou acesso pago a um servidor e dominar a técnica de postagem, como o FTP (File Transfer Protocol), além de Software para trabalhar a imagem a ser postada.
Hoje isso se faz de maneira simples e não é mais necessário conhecimento técnico especializado. Tudo isso facilitou ainda mais o acesso de novos usuários web.
Ainda que muitos analistas vejam no conceito de web 2.0 uma forma de Marketing – o que é em parte correto – existe também o aspecto das novas funcionalidades, facilidade de uso e disponibilidade de acesso gratuito. Essas opções começam a se desenvolver depois da web 2.0.
A sociabilidade deste tipo de interatividade pode também facilitar a aprendizagem, o acesso a informação e recurso didáticos, assim como o uso da interstética (Arantis, 2005) e da ciberarte (Venturelli e Teles, 2008), como forma de comunicação social e artística na ciber espaço. Ao mesmo tempo a web social constitui espaço privilegiado para ações de cidadania ativa, para intervenções da comunidade organizada junto ao poder público, fortalecendo o conceito de democracia participativa.
Profª Ms. Valdirene Alves de Oliveira
Disciplina: Novas Tecnologias e a Educação
Aluna: Lindomar Esmerita da Silva
Docência Universitária UEG.
Referente ao texto que lemos em sala de aula e esse acima que nossa colega nos traz, percebo que a questão do tempo espaço faz parte da vida da maioria das pessoas hoje vivemos na correria da dia a dia, por isso temos que administrar o tempo em pouco espaço de tempo. E em questão a EDA vejo que a grande maioria procura esse recurso exatamente por nao ter tempo suficiente, mas tem uma nessecidade de um aperfeiçoamento. Da forma que o mundo anda o que de agora em diante que for criado para amenizar o gasto de tempo e espaço será muito últil para a humanidade.
ResponderExcluirDanielle Christyne
ESSE TEMA EXPOSTO PARA A AULA, SERVE DE GRANDE REFLEXÃO, POIS PODEMOS FAZER DIVERSAS INTERPRETAÇÕES. O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS CAUSA DE FORMA RELEVANTE A SEPARAÇÃO ENTRE TEMPO E ESPAÇO, COMO O PROPRIO AUTOR DIZ QUE O DESENVOLVIMENTO DE "ESPAÇO VAZIO" PODE SER COMPREENDIDO EM TERMOS DA SEPARAÇÃO ENTRE "ESPAÇO E LUGAR"
ResponderExcluirSOBRE O EAD AS UNIVERSIDADES, FACULDADES ESTÃO BATENDO PESADO NESSE TIPO DE AVALIAÇÃO E CONTEUDO, A UM DISTANCIAMENTO MUITO GRANDE ENTRE PROFESSOR E ALUNO DE FORMA BEM ISOLADA POIS NÃO HA UMA DEPENDENCIA MUTUA, ONDE O ALUNO DEPENDE DO PROFESSOR PARA BUSCAR CAMINHOS DO CONHECIMENTOS PODEMOS COMPARAR E COLOCAR COMO REFLEXO DA NOSSA SOCIEDADE ONDE CADA INDIVIDUO SE TORNA MAIS EGOISTA E INDIVIDUALISTA, COMO PODEMOS CRITICAR SE A PROPRIO FORMA DE ENSINO NOS LEVA PARA TAL CAMINHO.
ASS: DANILO DIAS (CONTADOR)
O TEMPO E O ESPAÇO - COMENTÁRIO
ResponderExcluirAcredito realmente que o aspecto tempo / espaço e professor como mediador, um tanto quanto perigoso, pois o professor é humano e o tempo é limitado.
Será que ele deverá se igualar a uma máquina e buscar cada vez mais entender e saber lidar com toda essa mudança no espaço pedagógico EAD?
Será possível desenvolver uma educação de qualidade nessa perspectiva?
E a vida real?
Será que o professor vai ser capaz de conhecer e vivenciar um contato afetivo com os alunos?
Esses são alguns questionamentos que me leva a pensar se realmente é válido vivenciar e propor uma educação à distância.
Renata Andrade
A questão tempo / espaço, na minha perspectiva, é muito relativa, uma vez que ela envolve vários aspectos, que vão desde a realidade brasileira do EAD (onde a comunidade não está habituada a esse tipo de ensino) até a relação entre o professor e o aluno em um ambiente virtual
ResponderExcluirAcredito que primeiramente nós devemos aprender realmente como funciona o ensino à distância e esquecer o velho conceito de que ele é mais fácil do que o ensino regular normal. Isso não é verdade!!! Por ser uma educação à distância creio que ele tenha mais dificuldades, uma vez que os alunos não se conhecem (são de níveis diferentes), falta a presença física do professor (ele não tem contato direto com seus alunos), etc
Neilla Gomes
- Há também quem afirme que a categoria TEMPO e a categoria ESPAÇO não são senão convenções da espécie Homo Sapiens. Nesse sentindo a análise mecanicista do Universo é que propõe que o mesmo se identifica como o... relógio. Não raro e grandes pensadores - porém limitados como todos nós ao seu proprio TEMPO-e-ESPAÇO(que convenção, viu???)- tendem a olhar sob tal perspectiva. Todavia o Caos do Universo é por assim dizer, anárquico: isso é, não há controle nem central nem tampouco periférico. Assim sendo, aqui mesmo no ESPAÇO-Brasil e seu territorio há quem conta o TEMPO pelas chamadas fases da Lua. A respeito do desenvolvimento humano, que é um tema caro a um ou outro de nós, como pensá-lo senão da forma individual; isso é cada individuo - no âmbito de SUA ampredizagem progride, desenvolve, evolui DE ACORDO com seu bioritmo particular. O professor mediador já pensou nessa possibilidade real???
ResponderExcluirCustódio G. da Silva
Todo Poder ao Individuo