quinta-feira, 19 de maio de 2011

Envio de trabalhos pendentes

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As dúvidas também devem ser colocadas no campo comentário e não em novos posts, pois isso poderá comprometer a facilidade em localizar o local do envio das atividades.
Abraços
Valdirene

11 comentários:

  1. Por José Alexandre Machado de Oliveira.

    Tempo e espaço

    A compreensão do tempo na civilização industrial estava associada à idéia de dinheiro. De fato, o custo elevado da maquinaria e a interdependência das tarefas no trabalho exigiam uma perfeita sincronização. Se um grupo de trabalhadores se atrasava na conclusão de uma tarefa, outros trabalhadores responsáveis pela tarefa seguinte, sairiam ainda mais atrasados.
    A pontualidade detornou-se muito importante e proliferavam todos os tipos de relógios. A revolução industrial exigiu uma sincronização maior do trabalho, e tanto é a sua importância,que esse é um dos princípios centrais da civilização industrial.
    A sincronização não se aplicava apenas à esfera do trabalho: os alunos chegavam e saíam da escola quando soava a sirene; havia hora para lazer, para comer, para dormir; o ano letivo começava e terminava em datas uniformes.
    Todo o sistema de transporte é baseado na sincronização temporal. O tempo servia como organizador das tarefas cotidianas e sua importância está relacionada a interdependência das tarefas, sejam elas na indústria, na escola ou mesmo em casa. A organização temporal do modelo industrializado foi estruturada no século XIX, cujo objetivo era prover os alunos do “saber acumulado” pela humanidade.
    Sua influência continua sendo exercida de forma significativa no cenário educativo ocidental. Na escola tradicional o tempo de aprendizagem é rígido, único, absoluto. Para constatar essa realidade, basta fazer uma rápida investigação sobre como ainda são estruturados nossos currículos, avaliações, práticas de sala de aula, etc. Os novos modelos de educação são concebidos a partir das diversas formas de comunicação e construção de conhecimentos existentes.
    Ao invés de transmitir o “saber acumulado”, disponibiliza-se meios para se construir o saber através das comunidades virtuais. Na EaD trabalha-se com uma dimensão diferente de tempo. Respeitam-se os tempos distintos de aprendizagem, de quem aprende, e não o do relógio e da burocracia. Por isso os educadores têm de levar em consideração o impacto do tempo nos ambientes de aprendizagem não presenciais.
    O gerenciamento do tempo por parte do professor é um ponto crucial na EaD. A quantidade de tempo necessária para ministrar um curso online é duas ou três vezes maior se comparada a de um curso presencial. A presença contínua do professor, sua orientação e disponibilidade são fundamentais para o sucesso do curso. Tarefas como ler as mensagens dos alunos e respondê-las, assim como a seus trabalhos, e reservar tempo para o contato individual vão requerer do professor mais horas de trabalho por semana. Entretanto, as instituições falham em reconhecer o tempo gasto pelo professor atuando em ambientes de aprendizagem online como tempo lecionado. Cabe ainda ao professor apresentar o material em etapas acessíveis, para evitar a sobrecarga de informações. O seu excesso e a velocidade com que elas se transformam podem gerar no aprendiz a sensação de jamais poder acompanhar o que lhes chega. Além disso deve ajudar os alunos a gerenciar seu próprio tempo online e desenvolver disciplina suficiente para realizar as tarefas.
    A educação a distância pressupõe um ambiente educacional onde seus atores estão separados no espaço e/ou tempo. Belloni indica que a separação no tempo, a comunicação diferida, talvez seja mais importante no processo de ensino/aprendizagem a distância do que a não contigüidade espacial.

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  2. Por. José Alexandre Machado de Oliveira.

    Second Life

    A internet nos dias atuais oferece inúmeras ferramentas para que o usuário possa distanciar-se de sua dura e cruel realidade, podendo interagir por completo com o mundo virtual. Muitas pessoas na busca de esquecer-se de seus problemas mergulham de forma intensa no meio interativo da internet, seja em uma sala de bate-papo, comunidade virtual, jogos, etc. Antes se pensava que era impossível alguém viver duas vidas ao mesmo tempo, hoje se percebe que esse pensamento é incorreto, isso por que há no meio cibernético de várias maneiras de se criar uma nova vida, entre eles a chamada “Second Life”, também conhecida por SL.
    Na “Second Life”, a pessoa escolhe sua aparência, personalidade, classe social, opção sexual, etc., ao contrário dos jogos convencionais onde você tem por base estágios e oponentes que disputam entre si, a SL permite a criação de uma personagem e com esta você pode se locomover através do avatar em um ambiente virtual e conversar com outros participantes. Esse jogo é aperfeiçoado a cada dia para que se torne o mais real possível, fazendo com que o participante vicie pelo mundo virtual. Muitas pessoas acabam entrando de tal forma na “Second Life”, que se esquece de sua vida própria, de se relacionar com pessoas reais e de seus problemas que requerem soluções imediatas.
    Tudo tem seu lado positivo e seu lado negativo, pois ao mesmo tempo em que a “Second Life” dá oportunidade para que o participante seja uma pessoa diferente, essa pessoa se deslumbra com a vida virtual e abandona a vida real. Isso ocorre muito devido à carência emocional e financeira apresentada por alguns jogadores. Essa moda de SL não “rola” apenas na Europa ou na América do Norte, também está presente aqui no Brasil. Uma peculiaridade são os ambientes virtuais disponíveis como, a capital federal, a Amazônia, São Paulo, entre outros. Tudo nesse mundo virtual é muito atrativo, mas temos que saber distinguir o real do imaginário, para que a participação em jogos desse gênero se torne algo produtivo e proveitoso.

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  3. Second Life

    Após assitir o video e ler o texto, ambos me abriram muito a cabeçã para nvas possibilidades, já usei o Seond Live inúmeras vezes, mais sinceramente nunca tinha me atentado em utiliza-lo como mais uma ferramenta para educação. Vendo o vídeo, de forma ate emocionada, vi que ali, eu poderia organizar uma viagem ao tempo com o alunos e tentar reconstruir uma civilização da antiguidade, medieval, etc.
    Mas, o Second Life, oferece um grande potencial a educação a distância, de certa forma, como toda a internet oferece. No seu ambiente virtual é possível dar confereências palestras, dividir conteúdos e tirar dúvidas, de uma forma mais agil e porque não menos trabalhosa. Creio que essa forma de aula, "feitas" em ambientes virtuais, possam substituir a experiência de aprendizagem obtida pela transferência de conhecimentos via contato direto com o professor, que ao meu ver é o grande problema da EaD, que tem que ter um grande cuidado, porque as vezes dá a se entender que o aluno aprende sozinho emuitas vezes isso não acontece. Por isso, ainda acho que a presença do professor é insubstituível.

    FERNANDO SANTOS

    Obs. Professora Valdirene, me desculpe por ter enviado um dia apos o seu prazo de solicitação, mas justificando, eu estava viajando desde quinta e só hoje acessei o blog. Muito obrigado por nos ter avisado sobre a falta de trabalhos e tambem pela possibilidade de fazê-los.

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  4. Produção individual sobre o texto "Tempo e espaço" de Mirza Seabra Toschi.
    Maritza


    Desde a Roma republicana, o calendário e o tempo eram sinônimos de organização possuindo função reguladora da sociedade. Na metade do século XX, as novas tecnologias criam a virtualidade do tempo e do espaço oportunizando uma nova modalidade e condições de estudo através do ensino a distância.
    As tecnologias criaram uma intrigante relação entre tempo e espaço alterando a percepção dos sujeitos ao estabelecer simultaneidade entre estas duas grandezas. A educação oportunizou estes mecanismos para promover a construção dos ambientes para produzir formação e inclusão de cidadãos que não iniciaram ou concluíram sua graduação.
    A autora propõe ao tempo, as suas faces: “Tempo físico”-dimensões: coletivo, cronológico e individual; “Tempo imaginário”- dimensões: individual e virtual. Na EAD, podem ocorrer dois tipos de presencialidade: o presencial físico e presencial virtual. No presencial virtual conduz o aprendiz a criar autonomia para selecionar seu tempo de estudo, porem a interatividade pode ficar comprometida.
    A relevância da EAD está no planejamento de conteúdos para os alunos em espaços e tempos remotos. Os materiais que compõem a EAD, Lévy apresenta três níveis de tecnologias de inteligência: aulas presenciais, a escrita e informático-midiatico. A instituição que disponibiliza esta categoria de ensino, controla o tempo de interatividade, os instrumentos midiáticos e escolhem o ambiente de aprendizagem.
    O aluno que volta para esta opção de aprendizagem deve desenvolver habilidades de estudo autônomas, motivação a auto-aprendizagem, disciplina para estudo individualizado e aptidão de gerir seu próprio processo de aprendizagem. Os alunos dos cursos presenciais não possuem esse perfil apesar de que estas competências podem ser estimuladas pelo professor independente da modalidade.

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  5. TEMPO E ESPAÇO NO EAD

    Aprender sempre foi uma necessidade do todo ser humano.
    A partir das necessidades e com a intenção de ensinar de forma sistemazada, a sociedade passa a criar diferentes metodologias e abordagens para educar.
    A Educação a distância, através de incentivos do poder´público, ganha um amplo espaço de atuação, pois contempla todos os níveis e modalidades de ensino.
    A Autonomia é reconhecida como uma premissa para EAD, pois se espera do aluno maior envolvimento com o processo de aprendizagem.
    Em relação a flexibilidade de tempo e de espaço para comunicação entre professores e alunos, destaca-se a importancia das ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem.
    Respalda-se o trabalho em grupo, promovendo aprendizagem mútuas e contínuas. Estas pessoas possui vículo afetivo e uma estrutura social, na qual existem acordos que estruturam as relações em determinado eapaço-tempo.
    As dimensões físicas e imaginárias do tempo e suas diferentes mediações existem tanto na EAD, como na educação convencional. Os
    materiais didáticos são os meios de interação na EAD (Gutierrez e Prietro, 1994), por
    isso devem diferenciar dos do ensino convencional, devem incluir mediações
    pedagógicas.
    O profissional gestor tem uma tarefa árdua, vez que nem sempre dispõe de autonomia para assegurar a participação e o envolvimento de todos, tornando- se um desafio crucial superar e transfomar as práticas. O gestor nesse cenário, além de ser líder, ter que ser agente de mudança.
    No EAD, não há necessidade de sincronismo em tempo e esapaço, o aluno faz o treinamento quando pode, segundo um planejamento pessoal. Não ha necessidade do aluno tá no mesmo ambiente que o professor e os demais alunos, ou fazer as aulas no mesmo horário. O aluno pode fazer e rever as aulas quantas vezes quiser.
    Também o professor praticamente só precisa ter didática ao elaborar o treinamento, que pode ser revisto tantas vezes quanto preciso para ser melhorado, inclusive colaborativamente, incorporando a inteligência de ensino de vários autores e também, em várias versões, os feedbacks dos alunos.

    Ivete S. Milhomem

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  6. MÍDIA - INFLUENCIA DA TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO


    BACCEGA (2000) afirma que:
    “(...) a televisão, com meio século de presença
    entre nós, compartilha com a escola
    e a família o processo educacional,
    tendo-se tornado um importante agente
    de formação. Ela até mesmo leva vantagem
    em relação aos demais agentes: sua
    linguagem é mais ágil e está muito mais
    integrada ao cotidiano: o tempo de exposição
    das pessoas à televisão costuma ser
    maior do que o destinado à escola ou à
    convivência com os pais”. (p. 95)13
    De alguma forma, a televisão substitui a função materna. É ponto de referência obrigatório na organização da vida familiar. Está sempre a disposição, oferecendo sua companhia a qualquer hora do dia ou da noite. Alimenta o imaginário infantil com todo tipo de fantasias e contos.
    No ritmo da sociedade de hoje muits pais estão se perguntando se a TV é mesmo prejudicial para seus filhos. Alguns pensam que a TV é a alternativa mais segura para os dias de hoje. Antigamente nossos filhos podiam brincar nas calçadas com os amiguinhos da vizinhança. Porém o crescimentos das cidades tornou as ruas mais perigosas pra todos, principalmente para as crianças. As crianças estão presas nos apartamentos e tem como companhia a TV e seus desenhos animados.
    Isto, no finbal, dá a família a sensação de segurança, no sentido de que pelos menos as crianças estão dentro de casa. E ai está o perigo. Visando esta segurança, os pais deixam os filhos livres para assistirem o que quiserem e o tempo que quiserem.
    A Tv, para criança, torna-se um lugar de liberdade. Diante da escassez de espaço físico, de áreas verdes, resta-lhe este prazer, que não está sujeito a copntrole nenhum. Ali a criança escolhe o material de seus sonhos.
    As escolas não podem mais deixar de lado uma educação para as mídias, principalmente a televisão, pois estamos vendo que ela, a TV, está alfabetizando nossas crianças, levando-as ao consumismo. Cabe ao professor, então, ensinar-lhes os seus direitos, educá-las para cidadania.
    O conhecimento é constituido pela interação do indivíduo com o mundo das relações sociais, enfim, com os meios tecnológicos. Desta maneira a escola não pode ignorar a influência da mídia. è necessário que a educação seja um processo de construção de conhecimento, completando-se de um aldo os alunos e professores e, de outro lado, os problemas sociasi e o conhecimento ja adquirido.

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  7. Queira me desculpar, o comentario MÍDIA - A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO, foi postado por mim: Ivete Milhomem

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  8. "Tempo e espaço" de Mirza Seabra Toschi

    Conforme Elias (1998, p153), “à medida que as sociedades humanas tornaram-se mais diferenciadas e mais complexas, elas passaram a precisar de uma regulação temporal cada vez mais exata e sem variações”. O relógio e o calendário têm função reguladora das relações sociais. As atividades desempenhadas por nós são cronometradas pois vivemos em uma sociedade capitalista onde tempo é dinheiro.
    Neste contexto, ao inserirmos a necessidade de aquisição de novos conhecimentos, surge a Educação à Distância (EAD). A EAD surgiu como solução para os alunos, cuja disponibilidade de horário e localização geográfica, estavam impossibilitados de estudar. Na EAD o aluno pode determinar seu horário de estudo e para isto basta estar conectado à estrutura midiática disponibilizada pela instituição de ensino. Entretanto esta autonomia é relativa, pois o aluno deve adequar-se a um calendário previamente definido pela instituição.
    Outro aspecto relevante na EAD é o conteúdo dos cursos planejados para os “alunos virtuais”. Conforme a autora, supõe-se que sejam materiais diferentes, pedagogicamente, dos utilizados no ensino convencional.
    Para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, algumas instituições utilizam a figura do tutor que interage com os alunos pela presença física em tempo e espaço simultâneos por meio de instrumentos de comunicação à distância, como por exemplo, os chats e e-mails.
    Como o processo de ensino/aprendizagem na EAD é diferente do convencional, exige-se também uma postura diferenciada do estudante. Sendo assim, a autora levanta algumas questões em relação ao aluno: estão motivados à auto-aprendizagem? Possuem habilidades de estudo autônomo? A educação à distância é adequada a qualquer geração de aluno? Os jovens conseguem conviver com a distância de grupos de estudo presenciais e possuem disciplina para o estudo individualizado? Estão aptos a gerir seu próprio processo de aprendizagem? Sabemos que a resposta para a maioria destas perguntas é não, e conforme a autora motivar os alunos continua sendo tarefa do professor.

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  9. Second Life

    "O Second Life é um simulador da vida real, em um mundo virtual totalmente 3D, onde os limites de interação com o game vão além da sua criatividade. Nele, além de interagir com jogadores de todo o mundo em tempo real, é possível também criar seus próprios objetos, negócios e até mesmo personalizar completamente seu avatar, tudo em modelagem 3D." (Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/second-life.htm#ixzz1NW1wSGKl)
    O vídeo nos dá claramente esta visão de imersão no mundo virtual onde a noção espaço é uma perspectiva do jogador. Pode ser uma ferramenta poderosa para a aprendizagem pois pode-se vivenciar uma determinada situação em um ambiente controlado. Um exemplo disso é o Desafio Sebrae, ele é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, durante mais de seis meses. No desafio, universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.
    Vale a pena conferir!

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  10. O TEMPO E O ESPAÇO
    O tempo segundo Moraes, e visto como um acúmulo de conhecimentos que o homem faz quisição este conhecimento e é repassado ao longo dotempo para os outros. E m um outro momento Moraes cita que o tempo é " uma espécie de duração de seres mutáveis" a " aceleraão da tecnologias faz desaparecer a separaçãoentre o próximo e o distante". Com as tecnologias o tempo eo espaço se tornam unidos pela velocidade e a ocupaçãao de novos espaços usados pelas teleinformáticas é o chamado espaços virtuais.ANTONIA P. ALVES

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  11. EAD
    O tempo segundo Moraes, e visto como um acúmulo de conhecimentos que o homem faz quisição este conhecimento e é repassado ao longo dotempo para os outros. E m um outro momento Moraes cita que o tempo é " uma espécie de duração de seres mutáveis" a " aceleraão da tecnologias faz desaparecer a separaçãoentre o próximo e o distante". Com as tecnologias o tempo eo espaço se tornam unidos pela velocidade e a ocupaçãao de novos espaços usados pelas teleinformáticas é o chamado espaços virtuais.ANTONIA P. ALVES

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