Disciplina : Curso de Direito Processual do Trabalho Período : 5º Período Turma : 1060 de 2011 Carga Hor / Aula : 40 minutos Data : 30 de Abril de 2011 Professora : Karine Cardoso Leal
PLANO DE AULA
1 EMENTA: Os conflitos trabalhistas são parte de um fenômeno maior, os conflitos sociais, próprios da vida em comunidade. As sociedades coexistem com os conflitos e descobrem técnicas de solução que, teoricamente, podem ser reunidas em três tipos fundamentais : a autodefesa, a autocomposição e a heterocomposição. A perspectiva no estudo desses conflitos trabalhistas pertece a duas áreas autônomas, mas que se completam : o direito do trabalho e o direito processual trabalhista. Diante do exposto essa aula tem como foco central o conhecimento, estrutura, classificação e competência da Justiça do Trabalho em uma Ação Trabalhista.
2 OBJETIVOS 2.1 Geral Classificar as ações trabalhistas é agrupá-las, tomando por base suas características preponderantes e fundamentais para conhecimento da matéria.Essa classificação adequada nos processos trabalhistas é a garantia da aplicação de uma sentença justa, eficaz e competente. Hoje podemos contar com a tecnológia implantada no Tribunal Regional do Trabalho em Goiás para visitar o site do TRT – Goiás 18ª Região tendo um acesso rápido no andamento de todas as Ações Trabalhistas no Estado de Goiás, fazendo uma consulta processual.Com o número do seu Processo Trabalhista os operadores do direito podem acompanhar suas Ações Trabalhistas.
2.2 Específicos Ao adquirir conhecimento da matéria das lides o estudo dos conflitos trabalhistas evolui conforme interesse dos litigantes. Aos alunos nesse estudo específico cabe entender, fazer a leitura adequada do tipo de Ação Trabalhista correspondente ao pedido da Petição Inicial. Tendo como foco o conhecimento da matéria, da classificação dessas ações, dos princípios, dos meios de prova, fundamentação jurídica, finalidades e competência da Justiça do Trabalho nesses processos trabalhistas. Essa pesquisa consiste em fazer essa análise minuciosa nos seguintes Processos Trabalhistas TRT Goiás 18ª Região: 1 ) 00068 968 1000 002 Janeiro de 2011. 2) 00079 639 1023 006 Março de 2011. 3) 00069 596 1069 008 Abril de 20011. Site para pesquisa : www.trt18.jus.br Após consulta dos Processo entrar no Blog endereço abaixo e sintetizar sobre o andamento processual de cada processo. End : http//docenciauniversitariaueg2010.blogspot.com Senha : docencia
3 CONTEÚDO PROGMÁTICO
Conceito, garantias constitucionais e elementos da ação Da classificação da Ações Trabalhistas Da Identificação das Ações e das Condições das Ações Dos Atos e Prazos Processuais
4 METODOLOGIA Primeiro o contato com um Processo Trabalhista real na sua íntegra via internet. Após o conhecimento Processual fazer um debate individual no Blog dos Processos analisados. Segundo o estudo específico do conteúdo em estudo : conhecimento teórico e prático dos conceitos acima expostos. Terceiro o professor abre as portas para a realidade de um conteúdo teórico-prático no Direito Processual Trabalhista, empregando uma metodologia atual e participativa entre professor, aluno e processo.Tendo como foco o trabalho coletivo desenvolvido: a busca pela pesquisa, conhecimento de causa e reflexão crítica de um processo julgado : o juiz, a justiça e o direito.
5 AVALIAÇÃO Será exposto individualmente via Blog a discussão e apresentação jurídica (mérito de causa) solicitada conforme conteúdo progmático dos três processos. A avaliação corresponde a dois pontos na média final. Prazo : até o dia 15 de maio de 2011.
6 BIBLIOGRAFIA NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito processual do trabalho.Editora Saraiva, 25ª edição, São Paulo, 2010. Site : www.trt18.jus.br
Plano de aula - Fernando Santos Turma: 1º período de História Quantidade de aulas: 2 aulas ( 50 minutos cada) Tema: Pré-história
Objetivos:
1) Conhecer o conceito "Pré-história" e sua diferenciação de "História", de forma mais abrangente, como exige o Ensino Superior;
2) Destacar o uso da cronologia e as divisões e marcos históricos utilizados na contagem do tempo (idade, século, antes de Cristo/depois de Cristo) como facilitadores para compreensão do tempo histórico;
Justificativa A Pré-história sempre foi um tema bastante instigante para nós, pois a grande questão Qual é a nossa origem? acaba por fazer as pessoas refletirem a respeito do surgimento do homem na terra.
Sendo a História uma ciência, evidentemente, a tese evolucionista é a que prevalece, mas, não se deve abandonar o criacionismo sem antes fazer uma discussão.
Estratégias
1) Iniciar a abordagem do conteúdo a partir da historicidade do conceito de Pré-história discutindo com os universitários, o que os historiadores europeus do século XIX elaboraram e o que era compreendido como "Pré-história". Vale lembrar que o contexto histórico da época promovia a formação de conceitos e idéias baseadas no cientificismo;
2) Construir e analisar uma Linha do tempo da Pré-história e os marcos que originaram os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais até o surgimento da escrita como fator de ruptura entre a Pré-história e a História. Sendo assim, se propõe desenhar na LOUSA DIGITAL a própria Linha do tempo e ir discutindo cada um dos períodos e posteriormente pedir que os alunos analisem e postem o COMENTÁRIO EM BLOG, onde a linha tambem estará postada. 3) A idéia de que outras espécies humanas podem ter convivido com a nossa (Homo sapiens sapiens), mesmo em docentes universitários,causa uma sensação de estranheza, pois muitos livros didáticos apresentam de forma equivocada o processo evolutivo do homem.
Para que os docentes possam compreender melhor este conteúdo, propõe-se a projeção do filme "A Guerra do Fogo" (Quest for Fire), de Jean-Jacques Annaud (1981). O filme aborda a sobrevivência dos grupos humanos na Pré-história e sutilmente faz a crítica à antiga idéia de evolução, pois na guerra pelo fogo, o autor mostra três grupos humanos diferenciados, não só no plano cultural, mas também na forma física.
O grupo que detém o conhecimento da produção do fogo possui aspectos físicos muito próximos ao nosso, em contrapartida, o outro agrupamento humano já tem características físicas diferentes, com o corpo coberto de pêlos. Estas distinções são relevantes porque mostram que a espécie Homo sapiens sapiens foi contemporânea da espécie Homo sapiens e Homo neanderthalensis. O professor deve chamar a atenção para essas cenas, pois as mesmas rompem com o senso comum de que a evolução humana foi linear.
5) Após a projeção, proponha à classe uma reflexão sobre o filme, como por exemplo: a) quantos grupos humanos o filme representou e quais seriam as espécies ali abordadas; b) qual o tempo histórico vivido no filme (aproximadamente); c) qual o tipo de moradia entre os variados grupos humanos; d) qual o tipo de relação predominante entre os grupos: hostil ou de reciprocidade.
Avaliações
- os docentes irão confeccionar uma ficha técnica e a redação de uma sinopse sobre o filme e analise de criticas postadas no blog - discussões sobre o texto e vídeo
Recursos materiais
- data show - TV e DVD - filme: A guerra do fogo. direção é de Jean-Jacques Annaud. Anthony Burgess e Desmond Morris
Bibliografia
• Moraes, José Geraldo Vinci de, Caminhos das civilizações : da pré-história aos dias atuais / 2000 Atual, • Vicentino, Claudio. História : memória viva : da Pré-história a Idade Media : / 1995 Scipione
Plano de Aula - Talita Alves dos Anjos Tema: Eletricidade Turma: 3º Período do Curso de Licenciatura Plena em Física.
Eletricidade
Objetivos:
1. Apresentar de forma sistematizada e organizada a análise da eletricidade, e sua aplicação em nosso cotidiano.
2. Motivar um rico debate on line realizado através do blog da Física 3 (Eletricidade) sobre as noções básicas desta ciência e instigar os alunos a identificarem que apesar do tema ser de suma importância, quando o mesmo é apresentado em sala de aula geralmente somente seus aspectos matemático-conceituais são enfatizados deixando-se em segundo plano os aspectos histórico-conceituais, quando estes não são simplesmente ignorados.
3. Despertar o interesse pelo estudo da eletricidade, comparando sua evolução durante os anos, e o seu uso “vital” na sociedade informatizada e “moderna” da qual pertencemos.
4. Análise de vídeos explicativos e animados sobre o estudo desta disciplina.
Propostas de Estudo:
Análise do artigo publicado no caderno brasileiro do ensino de Física, e sua discussão sobre o tema proposto, o estudo da eletricidade. O instrumento utilizado para a discussão do artigo será o blog, onde haverá todo o material necessário para o aprofundamento da disciplina.
Bibliografia
FEYNMAN, R.P., LEIGHTON, R.B. e SANDS, M. Lectures on Physics, Addison-Wesley, 1964, 3 volumes; em vol. 2, "Mainly Electromagnetism and Matter".
GASPAR, A. Física, Editora Ática, 2000, 3 volumes; em vol.3, "Eletromagnetismo e Física Moderna".
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, (Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., Rio de Janeiro, 1991), v. 3, p. 141
PLANO DE AULA PARA O ENSINO SUPERIOR VIDEO CHAT EM INGLÊS
OBJETIVO GERAL: • Utilizar os recursos tecnológicos (computadores, slides, data show etc.) objetivando a melhoria da pronúncia da escrita da língua inglesa, tendo como estimulo a possibilidade de participar de um vídeo conferência, ou vídeo chat e utilizar também como recurso uma conversa informal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Utilizar com eficiência os recursos tecnológicos, • Explorar o trabalho com gêneros textuais com a ajuda da tecnologia, a fala, leitura e escrita, • Pesquisar na internet criação de blogs troca de e-mails ou mensagens instantâneas procurando compreender sua estruturação, • Trabalhar o vocabulário referente ao tema escolhido, • Ampliar a experimentação e a observação tendo como recurso a tecnologia.
CONTEÚDOS • Compreensão e produção oral, • WH – questions e Yes – no questions, • Descrição de espaço, • Expressão de gastos, • Leitura e produção de textos. RECURSOS METODOLÓGICOS • Computador com internet e programa de vídeo conferência como o SKYPE (faça o download e confira as configurações mínimas em SKYPE.com/intl/PT/download/Skypewindows). METODOLOGIA • É essencial combinar com outro professor de língua estrangeira a data para a realização do vídeo conferência – a atividade deve envolver uma turma distinta. • Para apresentar gênero conversa, elabore com os alunos uma lista de informações pessoais que gostaria de saber quando conhecem alguém, debata a diferença de informação privada e pública, pontuando sobre o que pode ser compartilhado num contato inicial com desconhecidos. • Discuta com a turma as diversas ferramentas da internet para conhecer pessoas, refletindo sobre as precauções necessárias, nossos contatos. Apresente a proposta de um vídeo conferencia em inglês com os alunos de outra turma enfatizando que a missão do grupo será de descrever o perfil de cada participante. • Para orientar a atividade, elabore um formulário com os pontos que deverão fazer parte da conversa: name, nationality, birth date, university name, musical genres, entertainment hobbies. Com base no formulário os estudantes devem criar perguntas de tipo WH – questions (what’s yor name? When is your birthday? What do you do in your free time? Etc…) Debata as possíveis respostas antes da realização dos vídeos conferência. • Organize o vídeo conferência procurando certificar-se de que todos tenham a possibilidade de se comunicar, cada estudante deverá registrar-se no formulário, as informações sobre seu interlocutor. AVALIAÇÃO • Durante o vídeo conferência, observe problemas de pronúncia e de compreensão abordando as principais dificuldades em futuras aulas.
REFERÊNCIAS ZINNI, Andréia Vieira Miranda Mendonça Helena Andrade (nova escola) p. 56,57 a revista de quem educa. Ano XXIV n° 223 junho/julho 2009).
Profª Ms. Valdirene Alves de Oliveira Disciplina: Novas Tecnologias e a Educação Aluna: Lindomar Esmerita da Silva Docência Universitária UEG.
Centro Universitário de Goiás Goiânia Curso de Ciências Contábeis Prof. Valdir Mendonça Acadêmico: Danilo da Silva Dias Estágio Pratico
PLANO DIDÁTICO DE AULA.
1.Identificação da Turma. 7 Período Noturno 2.Módulo da Aula. Abertura da Empresa, Conciliação de Lançamentos. 45 minutos cada.
3.Tema da aula. Burocracia Documental para abertura / Importância de Lançamentos para uso Gerencial. 4.Número de aula da Unidade. 2 aula. 5.Objeto geral da aula. 1. Demonstrar como que funciona o planejamento de uma organização na abertura empresarial e como gerir o patrimônio (bens, direitos e obrigações), ou seja, como contabilizar esses fatos. 6.Objetivos específicos da aula. 1. Discutir o principal foco de uma organização, usando todos o princípios, principalmente o da continuidade. 2. Seguir etapas e traçar Metas para a Organização. 7. Estratégia didática da aula. No primeiro momento da aula será reservada para uma exposição teórica de como é o funcionamento organizacional, utilizando exemplos atuais e demonstrando através de organograma e fluxograma no quadro negro e pelo retroprojetor. No segundo momento depois de iniciar com uma aula expositiva através de exercícios testar a absorção de cada acadêmico em relação a parte teorica. 8. Recursos Didáticos. Livros Contábeis complementares, Exercícios de Caso Prático, utilização do quadro Negro, Consulta ao Manual da Contabilidade. 9. Desenvolvimento da aula. 1. Debater os grandes problemas que as organizações passam para sobreviver no mercado expandir seus negócios através de filiais. 15 minutos. 2. Apresentar quais são as soluções mais viáveis desses problemas que as organizações devem buscar. 20 minutos. 10. Avaliação. O professor passará um questionário do que foi visto em sala para ser entregue e somar com a nota final, juntamente com o trabalho do caso prático individual 11. Bibliografia. Manual da Contabilidade, Editora Saraiva, 2005 7º Edição Site: www.portaltributario.com.br
UEG
ResponderExcluirUNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
PÓS GRADUAÇÃO
Disciplina : Curso de Direito Processual do Trabalho
Período : 5º Período
Turma : 1060 de 2011
Carga Hor / Aula : 40 minutos
Data : 30 de Abril de 2011
Professora : Karine Cardoso Leal
PLANO DE AULA
1 EMENTA:
Os conflitos trabalhistas são parte de um fenômeno maior, os conflitos sociais, próprios da vida em comunidade. As sociedades coexistem com os conflitos e descobrem técnicas de solução que, teoricamente, podem ser reunidas em três tipos fundamentais : a autodefesa, a autocomposição e a heterocomposição.
A perspectiva no estudo desses conflitos trabalhistas pertece a duas áreas autônomas, mas que se completam : o direito do trabalho e o direito processual trabalhista.
Diante do exposto essa aula tem como foco central o conhecimento, estrutura, classificação e competência da Justiça do Trabalho em uma Ação Trabalhista.
2 OBJETIVOS
2.1 Geral
Classificar as ações trabalhistas é agrupá-las, tomando por base suas características preponderantes e fundamentais para conhecimento da matéria.Essa classificação adequada nos processos trabalhistas é a garantia da aplicação de uma sentença justa, eficaz e competente.
Hoje podemos contar com a tecnológia implantada no Tribunal Regional do Trabalho em Goiás para visitar o site do TRT – Goiás 18ª Região tendo um acesso rápido no andamento de todas as Ações Trabalhistas no Estado de Goiás, fazendo uma consulta processual.Com o número do seu Processo Trabalhista os operadores do direito podem acompanhar suas Ações Trabalhistas.
2.2 Específicos
Ao adquirir conhecimento da matéria das lides o estudo dos conflitos trabalhistas evolui conforme interesse dos litigantes. Aos alunos nesse estudo específico cabe entender, fazer a leitura adequada do tipo de Ação Trabalhista correspondente ao pedido da Petição Inicial.
Tendo como foco o conhecimento da matéria, da classificação dessas ações, dos princípios, dos meios de prova, fundamentação jurídica, finalidades e competência da Justiça do Trabalho nesses processos trabalhistas.
Essa pesquisa consiste em fazer essa análise minuciosa nos seguintes Processos Trabalhistas TRT Goiás 18ª Região:
1 ) 00068 968 1000 002 Janeiro de 2011.
2) 00079 639 1023 006 Março de 2011.
3) 00069 596 1069 008 Abril de 20011.
Site para pesquisa : www.trt18.jus.br
Após consulta dos Processo entrar no Blog endereço abaixo e sintetizar sobre o andamento processual de cada processo.
End : http//docenciauniversitariaueg2010.blogspot.com
Senha : docencia
3 CONTEÚDO PROGMÁTICO
Conceito, garantias constitucionais e elementos da ação
Da classificação da Ações Trabalhistas
Da Identificação das Ações e das Condições das Ações
Dos Atos e Prazos Processuais
4 METODOLOGIA
Primeiro o contato com um Processo Trabalhista real na sua íntegra via internet. Após o conhecimento Processual fazer um debate individual no Blog dos Processos analisados.
Segundo o estudo específico do conteúdo em estudo : conhecimento teórico e prático dos conceitos acima expostos.
Terceiro o professor abre as portas para a realidade de um conteúdo teórico-prático no Direito Processual Trabalhista, empregando uma metodologia atual e participativa entre professor, aluno e processo.Tendo como foco o trabalho coletivo desenvolvido: a busca pela pesquisa, conhecimento de causa e reflexão crítica de um processo julgado : o juiz, a justiça e o direito.
5 AVALIAÇÃO
Será exposto individualmente via Blog a discussão e apresentação jurídica (mérito de causa) solicitada conforme conteúdo progmático dos três processos.
A avaliação corresponde a dois pontos na média final.
Prazo : até o dia 15 de maio de 2011.
6 BIBLIOGRAFIA
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito processual do trabalho.Editora Saraiva, 25ª edição, São Paulo, 2010.
Site : www.trt18.jus.br
Plano de aula - Fernando Santos
ResponderExcluirTurma: 1º período de História
Quantidade de aulas: 2 aulas ( 50 minutos cada)
Tema: Pré-história
Objetivos:
1) Conhecer o conceito "Pré-história" e sua diferenciação de "História", de forma mais abrangente, como exige o Ensino Superior;
2) Destacar o uso da cronologia e as divisões e marcos históricos utilizados na contagem do tempo (idade, século, antes de Cristo/depois de Cristo) como facilitadores para compreensão do tempo histórico;
Justificativa
A Pré-história sempre foi um tema bastante instigante para nós, pois a grande questão Qual é a nossa origem? acaba por fazer as pessoas refletirem a respeito do surgimento do homem na terra.
Sendo a História uma ciência, evidentemente, a tese evolucionista é a que prevalece, mas, não se deve abandonar o criacionismo sem antes fazer uma discussão.
Estratégias
1) Iniciar a abordagem do conteúdo a partir da historicidade do conceito de Pré-história discutindo com os universitários, o que os historiadores europeus do século XIX elaboraram e o que era compreendido como "Pré-história". Vale lembrar que o contexto histórico da época promovia a formação de conceitos e idéias baseadas no cientificismo;
2) Construir e analisar uma Linha do tempo da Pré-história e os marcos que originaram os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais até o surgimento da escrita como fator de ruptura entre a Pré-história e a História. Sendo assim, se propõe desenhar na LOUSA DIGITAL a própria Linha do tempo e ir discutindo cada um dos períodos e posteriormente pedir que os alunos analisem e postem o COMENTÁRIO EM BLOG, onde a linha tambem estará postada.
3) A idéia de que outras espécies humanas podem ter convivido com a nossa (Homo sapiens sapiens), mesmo em docentes universitários,causa uma sensação de estranheza, pois muitos livros didáticos apresentam de forma equivocada o processo evolutivo do homem.
Para que os docentes possam compreender melhor este conteúdo, propõe-se a projeção do filme "A Guerra do Fogo" (Quest for Fire), de Jean-Jacques Annaud (1981). O filme aborda a sobrevivência dos grupos humanos na Pré-história e sutilmente faz a crítica à antiga idéia de evolução, pois na guerra pelo fogo, o autor mostra três grupos humanos diferenciados, não só no plano cultural, mas também na forma física.
O grupo que detém o conhecimento da produção do fogo possui aspectos físicos muito próximos ao nosso, em contrapartida, o outro agrupamento humano já tem características físicas diferentes, com o corpo coberto de pêlos. Estas distinções são relevantes porque mostram que a espécie Homo sapiens sapiens foi contemporânea da espécie Homo sapiens e Homo neanderthalensis. O professor deve chamar a atenção para essas cenas, pois as mesmas rompem com o senso comum de que a evolução humana foi linear.
5) Após a projeção, proponha à classe uma reflexão sobre o filme, como por exemplo:
a) quantos grupos humanos o filme representou e quais seriam as espécies ali abordadas;
b) qual o tempo histórico vivido no filme (aproximadamente);
c) qual o tipo de moradia entre os variados grupos humanos;
d) qual o tipo de relação predominante entre os grupos: hostil ou de reciprocidade.
Avaliações
- os docentes irão confeccionar uma ficha técnica e a redação de uma sinopse sobre o filme e analise de criticas postadas no blog
- discussões sobre o texto e vídeo
Recursos materiais
- data show
- TV e DVD
- filme: A guerra do fogo. direção é de Jean-Jacques Annaud. Anthony Burgess e Desmond Morris
Bibliografia
• Moraes, José Geraldo Vinci de, Caminhos das civilizações : da pré-história aos dias atuais / 2000 Atual,
• Vicentino, Claudio. História : memória viva : da Pré-história a Idade Media : / 1995 Scipione
Plano de Aula - Talita Alves dos Anjos
ResponderExcluirTema: Eletricidade
Turma: 3º Período do Curso de Licenciatura Plena em Física.
Eletricidade
Objetivos:
1. Apresentar de forma sistematizada e organizada a análise da eletricidade, e sua aplicação em nosso cotidiano.
2. Motivar um rico debate on line realizado através do blog da Física 3 (Eletricidade) sobre as noções básicas desta ciência e instigar os alunos a identificarem que apesar do tema ser de suma importância, quando o mesmo é apresentado em sala de aula geralmente somente seus aspectos matemático-conceituais são enfatizados deixando-se em segundo plano os aspectos histórico-conceituais, quando estes não são simplesmente ignorados.
3. Despertar o interesse pelo estudo da eletricidade, comparando sua evolução durante os anos, e o seu uso “vital” na sociedade informatizada e “moderna” da qual pertencemos.
4. Análise de vídeos explicativos e animados sobre o estudo desta disciplina.
Propostas de Estudo:
Análise do artigo publicado no caderno brasileiro do ensino de Física, e sua discussão sobre o tema proposto, o estudo da eletricidade.
O instrumento utilizado para a discussão do artigo será o blog, onde haverá todo o material necessário para o aprofundamento da disciplina.
Bibliografia
FEYNMAN, R.P., LEIGHTON, R.B. e SANDS, M. Lectures on Physics, Addison-Wesley, 1964, 3 volumes; em vol. 2, "Mainly Electromagnetism and Matter".
GASPAR, A. Física, Editora Ática, 2000, 3 volumes; em vol.3, "Eletromagnetismo e Física Moderna".
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, (Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., Rio de Janeiro, 1991), v. 3, p. 141
http://fisica3-proftalita.blogspot.com/
PLANO DE AULA PARA O ENSINO SUPERIOR
ResponderExcluirVIDEO CHAT EM INGLÊS
OBJETIVO GERAL:
• Utilizar os recursos tecnológicos (computadores, slides, data show etc.) objetivando a melhoria da pronúncia da escrita da língua inglesa, tendo como estimulo a possibilidade de participar de um vídeo conferência, ou vídeo chat e utilizar também como recurso uma conversa informal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Utilizar com eficiência os recursos tecnológicos,
• Explorar o trabalho com gêneros textuais com a ajuda da tecnologia, a fala, leitura e escrita,
• Pesquisar na internet criação de blogs troca de e-mails ou mensagens instantâneas procurando compreender sua estruturação,
• Trabalhar o vocabulário referente ao tema escolhido,
• Ampliar a experimentação e a observação tendo como recurso a tecnologia.
CONTEÚDOS
• Compreensão e produção oral,
• WH – questions e Yes – no questions,
• Descrição de espaço,
• Expressão de gastos,
• Leitura e produção de textos.
RECURSOS METODOLÓGICOS
• Computador com internet e programa de vídeo conferência como o SKYPE (faça o download e confira as configurações mínimas em SKYPE.com/intl/PT/download/Skypewindows).
METODOLOGIA
• É essencial combinar com outro professor de língua estrangeira a data para a realização do vídeo conferência – a atividade deve envolver uma turma distinta.
• Para apresentar gênero conversa, elabore com os alunos uma lista de informações pessoais que gostaria de saber quando conhecem alguém, debata a diferença de informação privada e pública, pontuando sobre o que pode ser compartilhado num contato inicial com desconhecidos.
• Discuta com a turma as diversas ferramentas da internet para conhecer pessoas, refletindo sobre as precauções necessárias, nossos contatos. Apresente a proposta de um vídeo conferencia em inglês com os alunos de outra turma enfatizando que a missão do grupo será de descrever o perfil de cada participante.
• Para orientar a atividade, elabore um formulário com os pontos que deverão fazer parte da conversa: name, nationality, birth date, university name, musical genres, entertainment hobbies. Com base no formulário os estudantes devem criar perguntas de tipo WH – questions (what’s yor name? When is your birthday? What do you do in your free time? Etc…) Debata as possíveis respostas antes da realização dos vídeos conferência.
• Organize o vídeo conferência procurando certificar-se de que todos tenham a possibilidade de se comunicar, cada estudante deverá registrar-se no formulário, as informações sobre seu interlocutor.
AVALIAÇÃO
• Durante o vídeo conferência, observe problemas de pronúncia e de compreensão abordando as principais dificuldades em futuras aulas.
REFERÊNCIAS
ZINNI, Andréia Vieira Miranda Mendonça Helena Andrade (nova escola) p. 56,57 a revista de quem educa. Ano XXIV n° 223 junho/julho 2009).
Profª Ms. Valdirene Alves de Oliveira
Disciplina: Novas Tecnologias e a Educação
Aluna: Lindomar Esmerita da Silva
Docência Universitária UEG.
Centro Universitário de Goiás
ResponderExcluirGoiânia
Curso de Ciências Contábeis
Prof. Valdir Mendonça
Acadêmico: Danilo da Silva Dias
Estágio Pratico
PLANO DIDÁTICO DE AULA.
1.Identificação da Turma. 7 Período Noturno
2.Módulo da Aula. Abertura da Empresa, Conciliação de Lançamentos. 45 minutos cada.
3.Tema da aula. Burocracia Documental para abertura / Importância de Lançamentos para uso Gerencial.
4.Número de aula da Unidade. 2 aula.
5.Objeto geral da aula.
1. Demonstrar como que funciona o planejamento de uma organização na abertura empresarial e como gerir o patrimônio (bens, direitos e obrigações), ou seja, como contabilizar esses fatos.
6.Objetivos específicos da aula.
1. Discutir o principal foco de uma organização, usando todos o princípios, principalmente o da continuidade.
2. Seguir etapas e traçar Metas para a Organização.
7. Estratégia didática da aula.
No primeiro momento da aula será reservada para uma exposição teórica de como é o funcionamento organizacional, utilizando exemplos atuais e demonstrando através de organograma e fluxograma no quadro negro e pelo retroprojetor. No segundo momento depois de iniciar com uma aula expositiva através de exercícios testar a absorção de cada acadêmico em relação a parte teorica.
8. Recursos Didáticos.
Livros Contábeis complementares, Exercícios de Caso Prático, utilização do quadro Negro, Consulta ao Manual da Contabilidade.
9. Desenvolvimento da aula.
1. Debater os grandes problemas que as organizações passam para sobreviver no mercado expandir seus negócios através de filiais. 15 minutos.
2. Apresentar quais são as soluções mais viáveis desses problemas que as organizações devem buscar. 20 minutos.
10. Avaliação.
O professor passará um questionário do que foi visto em sala para ser entregue e somar com a nota final, juntamente com o trabalho do caso prático individual
11. Bibliografia.
Manual da Contabilidade, Editora Saraiva, 2005 7º Edição
Site:
www.portaltributario.com.br