CONSTRUÇÃO “LIVRE” DO CONHECIMENTO A PARTIR DO PROCESSAMENTO MULTIMÍDICO
A construção do conhecimento, a partir do processamento multimídico, é mais “livre”, menos rígida, com conexões mais abertas, que passam pelo sensorial, pelo emocional e pela organização do racional; uma organização provisória, que se modifica com facilidade, que cria convergências e divergências instantâneas, que precisa de processamento múltiplo instantâneo e de resposta imediata (MORAN 1998, p. 148-152).
1. Hummmm... eu que já ando encucado, como sabem, com as metáforas, me pergunto por que essa criatura, Moran,digitou a categoria livre entre aspas???
2. Como diz tão singelo autor todas, todas as conexões abertas irão imbricar na organização do racional.
Sim!!! Convenhamos que sim!!! Pergunto – à moda de Sócrates que sempre quando falava de sapatos, falava sempre a mesma de coisa de... sapatos – então falo eu (e isso não é, por gentileza, uma cacofonia)... digo eu, pergunto eu então: em se tratando da construção do conhecimento a que vem toda essa parafernália??
3. Certa vez tive uma aula com o professor Dr. João Alberto da Costa Pinto - Faculdade de História da UFG -, isso nos idos de 2002, portanto, uma década passada, em que ele afirmava algo curioso sobre as modernas tecnologias... os brinquedinhos para nossas crianças já saem da fábrica semelhantes a ferramentas de trabalhos que elas irão utilizar em seu mundo...adulto!!!
4. Agora o Senhor Moran com o parágrafo belíssimo que cito na epígrafe nos fala sobre a construção do conhecimento que há em tais brinquedos.
5. Gente??? Pessoas??? Há quem diga que “destruir é edificar” e eu concordo com essa assertiva. Todavia – a meu ver – nessa hipótese estamos a destruir o Eu de cada individuo. E lhe sobrarão ainda alguns vestígios de seu caráter após esse contato multimídico “livre”??? [ hummmmm descobri porque a tal criatura usou as... aspas ].
Considerações finais
Penso então que o Moran está a alertar e as aspas têm por objetivo inverter o sentido de "livre". Sendo assim de forma alguma a construção do conhecimento no âmbito multimídico é menos rígida. Esses dois últimos vocábulos ditos por Moran já estão sem aspas. Discordo do conhecimento ser menos rígido. O que ocorre é a impossibilidade de controlar integralmente o processo. Todavia em outro comentário fiz a pergunta aos demais colegas. No Estado chinês a Net só publica o que o Estado quer. Algum ingênuo e inocente leitor pode imaginar que no Novo Mundo é diferente? Não!!! Eles lá simplesmente deixam de transmitir na fração de segundo que assim o desejarem.
Todo Poder ao Indivíduo
Nenhum comentário:
Postar um comentário