O homem na sua trajetória histórica criou vários canais de comunicação.Com a difusão de textos na Idade Moderna e depois a proliferação das ondas do rádio na primeira metade do século XX foram marcos desicivos na expansão de ideias e conhecimento. A partir da década de 70 a revolução informacional ganhou força, mas precisamente nos anos 90 alastrou com maior intensidade a comunicação via internet, de maneira que as tecnologias de informatização foram derrubando fronteiras entre nações e criando novas metodologias de expansão do saber. ALAOR ABREU
Comentário de Sara Cortez sobre o assunto do texto “Exclusão digital” – Sérgio Amadeu da Silveira , e sobre o assunto do texto ”Tecnologia na educação, tecnologia para a educação: um texto em construção.” – Margareth Axt.
ResponderExcluirApós assistir ao filme “Um encontro com Milton Santos” e com a leitura dos textos: Exclusão digital, escrito por Sérgio Amadeu da Silveira, e do texto Tecnologia na educação, tecnologia para a educação: um texto em construção, escrito por Margareth Axt ; fica claro que a tecnologia não está alcançado a todos os níveis da sociedade e resolvendo os problemas sociais na qual muitos até então acreditavam que era a solução para o problema. A população brasileira que deveria ter acesso a informação e ao conhecimento, não está sendo alcançada em sua plenitude, muitos que já era marginalizados devido a falta de estudo, sendo considerados analfabetos, agora também são considerados analfabetos digitais. Para que haja uma verdadeira inclusão social por meio da inclusão digital é necessária medidas que desenvolvam e firme os diversos segmentos da tecnologia da informação em nosso país. Alguns projetos foram criados com o intuito de fazer com que a população tenha esse acesso a informação, no entanto isso não ocorre de forma plena como deveria. Os motivos que impedem são diversos, como por exemplo, algumas medidas políticas incoerentes, ás vezes a falta de investimento financeiro e até a cultura. Proporcionar a população o acesso a informação e ao conhecimento faz com que a população desperte para uma consciência critica e autônoma.