Plano de aula com utilização das TIC
Professora: Maritza Calil
Disciplina: Física II
Conteúdo: Calor/Dilatação
Objetivos: -conceituar calor; -conceituar equilíbrio térmico; -buscar na natureza fenômenos com o calor/ aquecimento; - conceituar dilatação; - identificar no ambiente doméstico ocorrência de dilatação filmando os fenômenos antes e depois; - identificar as causas do aquecimento global e buscar fotos na internet sobre suas consequências no planeta; - buscar no YOUTEBE vídeos sobre calor, dilatação e aquecimento global; - apresentar e discutir suas descobertas e informações sobre o tema proposto; - apresentar sugestões para soluções do aquecimento global; - construir um texto (grupo) sobre as informações pesquisadas; - criar um blog para postar os textos, os vídeos filmados e os do YOUTEBE que considerarem relevantes com o tema.
Metodologia Buscar nas TIC informações para conceituar calor, dilatação e aquecimento global (contextualização). Com um celular filmar no ambiente doméstico, fenômenos físicos de calor e dilatação. Buscar imagens sobre calor, dilatação e aquecimento global em sites de pesquisa, como exemplo o Google. Buscar vídeos no YOUTUBE sobre o tema. Agrupar as informações adquiridas e fazer um círculo de debates para discutir o tema proposto e colocar sugestões para o aquecimento global e identificar suas colaborações na prática para minimizá-lo.
Tempo para aplicação - aula em sala para orientar e propor as ações; - três aulas no laboratório de informática para pesquisar as imagens, conceitos, buscar vídeos no YOUTUBE e construir um Blog; - uma aula para círculo de debates; - total de aulas: 05 (cinco).
Recursos Celular com câmera e laboratório de informática.
Avaliação Buscar verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento das informações com o seu produto final: o Blog. Uma parte da nota será dada por outros profissionais das áreas que integram a interdisciplinaridade com o tema. Quanto ao conteúdo dos textos produzidos, apresentação dos vídeos (no caso os links dos vídeos do YOUTUBE) e as fotos postadas utilizarão dos seguintes critérios avaliativos: 1- Coerência, adequação e pertinência na produção dos textos expostos com o tema proposto; 2 - Diálogo com a bibliografia indicada; 3 - Fidelidade à atividade proposta; 4 - Estrutura geral e clareza do texto e as imagens capturas da internet; 5 - Registro lingüístico adequado; 6- Coerências na interdisciplinaridade e contextualização das disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário